Argélia

Sete mortos em incêndios no norte da Argélia

As equipes da Defesa Civil trabalham para apagar 31 incêndios em 14 províncias do norte do país. Dez estão ativos em Tizi Ouzou. Quatro outros foram declarados em Jijel (leste).

Agência France-Presse
postado em 10/08/2021 11:20 / atualizado em 10/08/2021 11:21
 (crédito: Ryad KRAMDI / AFP)
(crédito: Ryad KRAMDI / AFP)

Cerca de 50 incêndios "de origem criminosa" e alimentados por uma onda de calor assolam desde a segunda-feira à noite o norte da Argélia, especialmente Cabília, com o registro de sete mortos, informou o ministro do Interior.

"Lamentamos infelizmente sete mortos. Seis na região (Tizi Ouzou) e um em Sétif", declarou na televisão o ministro do Interior Kamel Beldjoud, que visitou acompanhado por uma delegação ministerial Tizi Ouzou, uma das cidades mais populosas da Cabília.

As equipes da Defesa Civil trabalham para apagar 31 incêndios em 14 províncias do norte do país. Dez estão ativos em Tizi Ouzou. Quatro outros foram declarados em Jijel (leste).

As cidades de Bouira, Sétif, Khenchela, Guelma, Bejaïa, Bordj Bou Arreridj, Boumerdès, Tiaret, Medea, Tébessa, Blida e Skikda também são afetadas por incêndios, segundo a direção geral da Defesa Civil no Twitter.

"Cinquenta incêndios ao mesmo tempo, é impossível. Esses incêndios são de origem criminosa", afirmou Beldjoud.

A rádio pública argelina anunciou nesta terça-feira a prisão de três "incendiários" em Médéa (norte), onde também eclodiu um incêndio.

Os ventos espalham os incêndios e complicam a tarefa dos bombeiros, disse Youcef Ould Mohamed, um ambientalista local, citado pela agência de notícias argelina APS.

Esses incêndios ocorrem enquanto a Argélia vive um verão escaldante marcado por uma escassez de água.

Os serviços meteorológicos preveem temperaturas de até 46ºC nesta terça-feira.

Imagens impressionantes dos incêndios estão circulando nas redes sociais.

Durante um conselho de ministros realizado em 25 de julho, o presidente Abdelamdjid Tebboune ordenou a elaboração de um projeto de lei para punir severamente os responsáveis por incêndios criminosos em florestas, com penas de até 30 anos de prisão ou até prisão perpétua se o incêndio causar a morte de indivíduos.

No início de julho, três pessoas suspeitas de envolvimento em incêndios que devastaram 1.500 hectares de florestas no maciço de Aurès (nordeste da Argélia) foram presas.

Maior país da África, a Argélia tem apenas 4,1 milhões de hectares de florestas, com um índice de reflorestamento de 1,76%.

Todos os anos, o país é afetado por incêndios florestais. Em 2020, quase 44.000 hectares de talhadia viraram fumaça.

As autoridades anunciaram que prenderam vários autores de incêndios criminosos.

Os incêndios que estão aumentando em todo o globo estão associados a vários fenômenos previstos pelos cientistas devido ao aquecimento global.

O aumento da temperatura global, o aumento das ondas de calor e a queda da precipitação em alguns lugares é uma combinação ideal para o desenvolvimento de incêndios.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação