Fenômeno meteorológico

Haiti alerta para chegada da tempestade tropical Fred

Depois de sua passagem pela ilha de Hispaniola, compartilhada por Haiti e República Dominicana, Fred, a sexta tempestade tropical da temporada no Atlântico

Agência France-Presse
postado em 11/08/2021 13:58 / atualizado em 11/08/2021 14:00
 (crédito: Nicolas Gargia / AFP)
(crédito: Nicolas Gargia / AFP)

O Haiti teme a chegada da tempestade tropical Fred a seu território, nesta quarta-feira (11/8), à medida que o fenômeno meteorológico se aproximava, mais cedo, da costa da vizinha República Dominicana.

"Se mantiver sua trajetória e sua velocidade, a tempestade deve nos atingir durante a tarde e durante a noite", disse à AFP o diretor de Defesa Civil do Haiti, Jerry Chandler.

"A costa norte do país é a mais afetada, mas, como a tempestade vai passar pela República Dominicana e pela cordilheira, haverá focos de nuvens, e também existe o risco de afetar a costa sul e o Departamento Ocidental", onde fica a capital do país, Porto Príncipe, acrescentou.

Depois de sua passagem pela ilha de Hispaniola, compartilhada por Haiti e República Dominicana, Fred, a sexta tempestade tropical da temporada no Atlântico, poderá provocar fortes adversidades climáticas também sobre Cuba e as Bahamas.

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos anunciou para esta sexta-feira (13/8) o risco de ventos e tempestades prolongados sobre o estado da Flórida (sudeste).

No início de julho, a tempestade Elsa deixou pelo menos três mortos: duas pessoas na República Dominicana, e uma, em Santa Lúcia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação