INVESTIGAÇÃO

Covid: Alemanha suspeita que enfermeira tenha aplicado milhares de falsas vacinas

Na Alemanha, autoridades pediram que 8.000 pessoas voltassem para receber novamente vacinação, devido a suspeita de aplicação errada

BBC
BBC Geral
postado em 12/08/2021 20:56

As autoridades no norte da Alemanha pediram para que mais de 8.000 pessoas voltassem a receber doses de vacina contra a covid-19. Isso ocorreu porque, em muitos casos, suspeita-se que uma enfermeira injetou solução de sal em vez de imunizante.

A polícia está investigando as ações da enfermeira em um centro de vacinação em Frísia, perto da costa do Mar do Norte.

Inicialmente, apenas seis pessoas teriam recebido a solução de sal, em março e abril de 2021.

Muitos dos afetados tinham mais de 70 anos — um grupo de alto risco na pandemia.

O inspetor Peter Beer, citado pelo Süddeutsche Zeitung, disse que a suspeita, de 40 anos, vinha compartilhando "informações graves sobre o coronavírus" nas redes sociais, inclusive criticando as restrições do governo para conter a disseminação do vírus.

A emissora regional NDR diz que 8.557 pessoas foram orientadas a voltar para tomar novamente a vacina. Até agora, outros cerca de 3.600 novos casos já foram identificados.

Foto aproximada de vacina injetada no braço
AFP
Na Alemanha, autoridades pediram que 8.000 pessoas voltassem para receber novamente vacinação, devido a suspeita de aplicação errada

Em abril, a enfermeira admitiu ter dado uma solução de sal a seis pessoas para encobrir o fato de ter deixado cair um frasco de vacina no chão.

Mas, com o desenrolar da investigação policial, ficou claro que muito mais pessoas haviam recebido uma solução salina em vez da vacina Pfizer/ BioNTech.

A polícia não descarta que a ação da enfermeira pode ter motivo político, embora os advogados dela tenham rejeitado isso e contestem a escala relatada da troca pela solução salina.

Mais testemunhas estão sendo interrogadas e até agora nenhuma acusação foi feita no caso.

A Alemanha tem visto muitos protestos antivacinação.

Grupos de extrema direita estão entre aqueles que rejeitam os dados oficiais e as conclusões sobre a disseminação da covid-19.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC