Rússia

Televisão estatal russa anuncia expulsão de jornalista da BBC

Sem identificar a fonte, a rede Rossiya 24 explicou na quinta que o visto da jornalista britânica expira no dia 31 de agosto, e que não seria renovado por decisão das autoridades

Agência France-Presse
postado em 13/08/2021 12:53 / atualizado em 13/08/2021 12:53
 (crédito: CARL COURT / AFP)
(crédito: CARL COURT / AFP)

A televisão estatal russa anunciou na quinta-feira (12/8) à noite que a correspondente da BBC Sarah Rainsford terá de deixar a Rússia por decisão das autoridades, uma medida anunciada em resposta à política britânica em relação a Moscou.

Nesta sexta-feira (13/8), a BBC não quis comentar. Por sua vez, a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, confirmou a notícia com algum sarcasmo numa mensagem publicada na rede Telegram, na qual considerou que cabe aos meios de comunicação britânicos se manifestar sobre o assunto. "Não sejam tímidos", escreveu ela.

"Recentemente, representantes da BBC visitaram o Ministério das Relações Exteriores, e lá tudo foi explicado a eles, para que pudessem contar", comentou.

A porta-voz também destacou que a Rússia havia denunciado no passado, sem sucesso, a "humilhação com vistos que Londres inflige a correspondentes russos destacados no Reino Unido".

Sem identificar a fonte, a rede Rossiya 24 explicou na quinta que o visto da jornalista britânica expira no dia 31 de agosto, e que não seria renovado por decisão das autoridades, medida que o apresentador qualificou de "simétrica" à suposta pressão da mídia britânica sobre a Rússia.

"É uma expulsão que faz história", comentou o jornalista da rede de notícias russa.

As autoridades russas continuam a criticar publicamente o conteúdo da mídia ocidental sobre a Rússia, frequentemente denunciando artigos considerados russofóbicos. No entanto, as expulsões de jornalistas permaneceram raras.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE