Mundo

O que se sabe sobre o terremoto de magnitude 7,2 que atingiu o Haiti

Autoridades indicam que população costeira de Jérémie foi uma das mais afetadas

BBC
BBC Geral
postado em 14/08/2021 14:52 / atualizado em 14/08/2021 14:52
Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o sul do Haiti neste sábado (14/8), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

De acordo com a agência americana, o epicentro do tremor estava localizado a cerca de 12 quilômetros a nordeste da cidade de Saint-Louis-du-Sud.

As autoridades locais relataram danos estruturais na cidade de Jérémie e na capital, Porto Príncipe.

O terremoto deixou vários mortos e feridos, acrescentaram.

"Posso confirmar que há mortes, mas ainda não tenho um número exato", disse Jerry Chandler, o diretor da Defesa Civil haitiana, à agência de notícias AFP.

"Ainda estamos coletando informações", acrescentou.

Por sua vez, o primeiro-ministro do país, Ariel Henry, destacou que a situação do Haiti é "dramática" e acrescentou que o terremoto causou "várias perdas de vidas humanas e materiais" em várias partes do país.

Em sua conta no Twitter, o premiê pediu "espírito de solidariedade e compromisso de todos os haitianos" para enfrentar "esta dramática situação que vivemos" devido ao tremor.

Henry anunciou que mobilizou "toda a equipe do governo para adotar com urgência todas as medidas necessárias" e para avaliar "a situação como um todo".

Segundo a agência de notícias AFP, nas redes sociais as pessoas passaram a compartilhar imagens de prédios atingidos pelo terremoto na região norte do país.

"Muitas casas estão destruídas, pessoas mortas e algumas no hospital", disse Christella Saint Hilaire, que mora perto do epicentro.

Alerta de tsunami

Já a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) emitiu um alerta de tsunami em algumas costas do Haiti neste sábado devido ao forte terremoto.

"Ondas de tsunami que podem chegar a um ou três metros acima do nível do mar são possíveis em algumas costas do Haiti", informou a NOAA, sem especificar em quais áreas o fenômeno poderia acontecer.

Onze anos atrás, o Haiti foi atingido por um forte terremoto que deixou mais de 200 mil mortos e 300 mil feridos.

De 2004 a 2017, militares brasileiros estiveram no país, numa missão de paz da ONU liderada pelo Brasil (Minustah). O objetivo era restaurar a ordem no Haiti, após um período de insurgência e a deposição do então presidente Jean-Bertrand Aristide.

Afundado em crises

O tremor deste sábado ocorre com o país afundado em crises políticas, humanitárias e de segurança.

Também acontece um mês após o assassinato do presidente Jovenel Moïse, enquanto partes do Haiti sofrem com a fome e os serviços de saúde estão entrando em colapso devido à pandemia de covid-19.

"Este país nunca tem descanso! Cada ano de má gestão não doeu, mas os efeitos cumulativos nos tornaram vulneráveis a tudo", disse o empresário haitiano Marc Alain Boucicault no Twitter.

"Vai levar anos para consertar as coisas e ainda nem começamos!"


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC