Afeganistão

Poucas mulheres e muito medo nas ruas de Cabul

Aparentemente, por precaução, as pessoas começaram a mudar seus hábitos, antecipando uma volta ao mesmo tipo de regime fundamentalista que conheceram no governo talibãs de 1996 a 2001.

Agência France-Presse
postado em 17/08/2021 13:48 / atualizado em 17/08/2021 13:48
 (crédito: WAKIL KOHSAR / AFP)
(crédito: WAKIL KOHSAR / AFP)

Havia poucas mulheres nas ruas de Cabul nesta terça-feira (17), e os homens trocaram suas roupas ocidentais pelo tradicional traje afegão. Respira-se medo e receio em um Afeganistão sob um novo regime do Talibã.

Dois dias depois da volta dos talibãs ao poder, a vida cotidiana foi reativada na capital afegã, e alguns se aventuraram a sair de suas casas, mas com grande cautela.

Aparentemente, por precaução, as pessoas começaram a mudar seus hábitos, antecipando uma volta ao mesmo tipo de regime fundamentalista que conheceram no governo talibãs de 1996 a 2001.

"O medo está aí", disse o gerente de uma mercearia, que pediu para não ser identificado.

Jogos, música, fotografias e televisão foram, então, proibidos. Ladrões tiveram suas mãos cortadas, assassinos foram executados em público, e se matava homossexuais.

As mulheres ficaram proibidas de trabalhar e de sair sem um acompanhante masculino. As acusadas de adultério eram açoitados e apedrejadas até a morte. As meninas não puderam mais ir à escola.

Os homens eram obrigados a usar longas barbas, comparecer às orações sob pena de serem açoitados e tinham de usar o traje tradicional, o shalwar kameez.

O Ministério para a Promoção da Virtude e da Supressão do Vício fez o terror reinar.

Até esta terça-feira ainda não havia sinais de que os talibãs vão impor a mesma versão ultraconservadora da lei islâmica de 20 anos atrás. Ainda assim, ninguém parecia disposto a correr o risco.

Patrulhas nas ruas

"Os talibãs estão patrulhando a cidade em pequenos comboios. Não incomodam ninguém, mas é claro que as pessoas estão com medo", disse um empresário à AFP, em Cabul, nesta terça.

A televisão estatal agora transmite, principalmente, programas islâmicos pré-gravados.

A Tolo TV, primeira emissora privada do país, que fez muito sucesso nas últimas duas décadas com seus programa de jogos, novelas e shows de talentos, deixou de veicular seus programas regulares para dar lugar a uma série turca sobre o Império Otomano.

Transmitiu, no entanto, um noticiário, em que uma apresentadora entrevista uma autoridade talibã.

Na terça-feira, os talibãs anunciaram uma anistia geral para todos os funcionários públicos, pedindo-lhes que voltassem ao trabalho, "com confiança".

Os policiais encarregados do trânsito da capital reapareceram nas ruas, mas o movimento não era tão intenso como de costume.

Suhail Shaheen, um porta-voz dos talibãs, disse na noite de segunda-feira (16) que as mulheres não precisam temer: "Seu direito à educação também está protegido".

Os talibãs continuam sendo imprecisos, porém, sobre como pretendem governar o Afeganistão. E, hoje, nas ruas, seu comportamento variava.

"Alguns são amáveis e não dão problemas. Mas outros são duros (...) empurram e gritam com você sem motivo", relatou um homem que tentava chegar ao seu escritório, passando por um posto de controle talibã.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação