Mundo

Chegam a Paris os primeiros afegãos evacuados de Cabul pela França

Os primeiros afegãos evacuados pela França após a tomada do talibã chegaram essa noite em Paris

Correio Braziliense
postado em 19/08/2021 14:32 / atualizado em 19/08/2021 14:35

Os primeiros afegãos evacuados pela França após a tomada do país pelos talibãs chegaram na noite desta quarta-feira (18) a Paris, informaram as autoridades.


"Nós lhes devemos. Bem-vindos", escreveu no Twitter o presidente francês, Emmanuel Macron.


Um avião da força aérea com mais de 200 passageiros a bordo, afegãos em sua maioria, pousou no aeroporto de Roissy Charles-de-Gaulle pouco antes das 16h (hora de Brasília).


O avião levava também 25 franceses, 4 holandeses, 2 quenianos e um irlandês.


Este é o segundo desembarque em Paris de um voo da ligação aérea estabelecida pela França para evacuar seus cidadãos e os afegãos.


A operação pode durar ainda vários dias. Um primeiro voo na segunda-feira transportou principalmente franceses.


O Escritório Francês de Imigração de Integração (OFII) e a associação France Terre d'Asile se encarregaram dos afegãos em sua chegada, mas se recusaram a dar detalhes de onde irão se abrigar.


São pessoas que "estavam ameaçadas e cujo compromisso merecia que a França lhes oferecesse asilo", declarou o ministro das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian.


A operação de evacuação, denominada Apagan, mobiliza dois aviões militares no trecho entre Cabul e Emirados Árabes Unidos e outros dois para os voos entre este último e a França.

 


© Agence France-Presse

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação