Afeganistão

Biden diz que retirada de pessoas de Cabul será "difícil e dolorosa"

De acordo com o presidente, na última semana foram retiradas 28 mil pessoas do país e todos devem ser retirados até 31 de agosto

Agência France Presse
postado em 22/08/2021 19:41
 (crédito: Samuel Corum / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
(crédito: Samuel Corum / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse neste domingo que espera concluir a retirada do Afeganistão até 31 de agosto, mas deixou a porta aberta para prorrogar esse prazo se necessário.

Ao falar na Casa Branca sobre a operação, Biden disse que sua "esperança" é de não ter que prorrogar o prazo. “Veremos o que podemos fazer”, respondeu, ao ser perguntado por jornalistas qual era a sua resposta para os líderes estrangeiros que pedem mais tempo.

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, considerou ontem "impossível" evacuar todos os colaboradores afegãos das potências ocidentais antes de 31 de agosto. Organizações de defesa dos direitos humanos também pediram a Biden que prorrogue o prazo para a retirada de seu país do Afeganistão.

Um total de 28.000 pessoas foram evacuadas desde 14 de agosto, disse o presidente dos Estados Unidos neste domingo. “É uma operação incrível. Estamos trabalhando duro e o mais rapidamente possível para retirar as pessoas.”

Biden disse que a operação teria sido "difícil e dolorosa" mesmo se tivesse sido iniciada um mês antes. "Fizemos uma série de mudanças, incluindo a ampliação do acesso ao aeroporto e à zona de segurança", informou o democrata, sem dar detalhes.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação