Afeganistão

Bases espanholas receberão temporariamente colaboradores afegãos dos EUA

Ao todo cinco aviões partiram de Cabul e devem pousar na base militar de Torrejón de Ardoz com colaboradores dos EUA e da Espanha

Madri, Espanha - Os Estados Unidos vão usar suas bases na Espanha de Morón e Rota para receber temporariamente seus colaboradores evacuados do Afeganistão, informaram ambos os governos neste domingo (22/8).

Em um telefonema, o presidente americano Joe Biden e o espanhol Pedro Sánchez "acordaram o uso das bases de Rota e Morón para acolher temporariamente afegãos colaboradores dos EUA em trânsito para outros destinos", afirmou o governo espanhol.

O Exército americano está presente nessas duas bases militares do sul do país desde meados do século passado.

Na madrugada de sábado para domingo, o terceiro voo de repatriamento enviado pela Espanha pousou na base militar de Torrejón de Ardoz com 46 colaboradores da Espanha e outros 64 dos Estados Unidos, informou o governo espanhol. Neste domingo, outros dois aviões partiram de Cabul para a Espanha, fazendo escala em Dubai, com 177 evacuados, dos quais 67 são colaboradores americanos.

A base de Torrejón de Ardoz, próxima a Madri, também se tornou um ponto de entrada de colaboradores das instituições da União Europeia evacuados do Afeganistão, que são acolhidos temporariamente ali antes de serem distribuídos pelos países do bloco.

Saiba Mais