Rússia

Manifestante pró-Navalny é condenado a três anos de prisão na Rússia

Um russo foi condenado a três anos de prisão por agredir, em janeiro, um policial em uma manifestação que queria a libertação do opositor Alexie Navalvy

Agence France-Presse
postado em 06/09/2021 15:50 / atualizado em 06/09/2021 15:50
 (crédito: NATALIA KOLESNIKOVA / AFP)
(crédito: NATALIA KOLESNIKOVA / AFP)

Um tribunal de São Petersburgo condenou, nesta segunda-feira (6), um russo a três anos de prisão por agredir, em janeiro, um policial durante uma manifestação que exigia a libertação do opositor Alexei Navalny.

Segundo a acusação, Ilia Pershin, de 27 anos, deu "duas cotoveladas" e "um chute" em um agente da polícia anti-distúrbios que tentou detê-lo durante a manifestação não autorizada de 31 de janeiro.

Em um comunicado publicado no Telegram, o tribunal informou que o acusado não admitiu os fatos.

No inverno passado, a polícia russa reprimiu várias manifestações que exigiam a libertação de Navalny, principalmente em São Petersburgo.

O ativista anticorrupção e inimigo jurado do Kremlin foi vítima de um grave envenenamento em 2020 e agora cumpre uma condenção de dois anos e meio de prisão por um caso de fraude, que o opositor afirma que é motivado politicamente.

As autoridades russas estão desmantelando nos últimos meses sua rede de organizações, que foram proibidas após serem declaradas "extremistas".

 

 


© Agence France-Presse

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação