Palestina

Exército de Israel prende parentes de palestinos fugitivos

Outros familiares dos seis fugitivos, todos da área de Jenin, foram presos na quarta-feira e permanecem detidos

Agência France-Presse
postado em 10/09/2021 09:51 / atualizado em 10/09/2021 09:51
 (crédito: AHMAD GHARABLI / AFP)
(crédito: AHMAD GHARABLI / AFP)

O Exército israelense fez, nesta sexta-feira (10), na Cisjordânia, novas detenções de familiares dos seis prisioneiros palestinos foragidos - informou um organismo de defesa dos detidos.

Israel reforçou sua presença militar em território palestino desde segunda-feira (6), quando seis militantes fugiram por um túnel escavado no presídio de segurança máxima de Gilboa, no norte de Israel.

Dois irmãos e uma irmã do suposto mentor da fuga, Mahmud Ardah, foram detidos na manhã desta sexta na cidade de Arraba, perto de Jenin, no norte da Cisjordânia, relatou o Clube de Prisioneiros Palestinos.

Membro do grupo armado Jihad Islâmica, Ardah foi condenado à prisão perpétua em 1996 por seu papel em ataques mortais.

Outros familiares dos seis fugitivos, todos da área de Jenin, foram presos na quarta-feira e permanecem detidos, segundo o clube.

O Exército israelense não fez comentários sobre as detenções desta sexta.

Em uma visita a um posto de controle na fronteira entre Israel e a Cisjordânia, o ministro israelense da Defesa, Benny Gantz, disse, porém, que "mais cedo ou mais tarde colocaremos nossas mãos nestes que buscamos".

Os palestinos celebraram a fuga com manifestações na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, algumas das quais terminaram em tumultos.

A Jihad Islâmica e o Hamas, organização islâmica que governa Gaza, convocaram um "Dia da Fúria" para esta sexta-feira.

Israel emitiu uma ordem para impedir a divulgação de detalhes da investigação sobre a fuga. A imprensa israelense tem informado diariamente sobre o assunto.

O ministro israelense da Segurança Pública, Omer Bar Lev, disse na quinta-feira que ele e o primeiro-ministro Naftali Bennett concordaram em formar uma comissão, liderada por um juiz aposentado, para investigar o caso.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação