Tufão

Xangai cancela voos, metrô e aulas antes de passagem de tufão pela cidade

O Chanthu causou chuvas de até 13 centímetros em Taiwan no domingo, após o epicentro da tempestade passar pela costa leste da ilha com ventos de até 162 quilômetros por hora

Agência Estado
postado em 13/09/2021 08:52 / atualizado em 13/09/2021 08:53
 (crédito: STR / AFP)
(crédito: STR / AFP)

Voos e serviços de trem estão sendo cancelados em Xangai, maior cidade da China, à medida que o tufão Chanthu se aproxima do território continental chinês nesta segunda-feira, após provocar fortes ventos e chuvas em Taiwan.

A mídia local chinesa informou que todos os voos seriam suspensos nos dois aeroportos de Xangai a partir das 15 horas de segunda, horário local. O metrô também se preparava para fechar, enquanto escolas e muitos escritórios e lojas baixaram as portas pelo resto do dia.

O Chanthu causou chuvas de até 13 centímetros em Taiwan no domingo, após o epicentro da tempestade passar pela costa leste da ilha com ventos de até 162 quilômetros por hora, e antes de atingir o estreito de Taiwan rumo a Xangai.

Após provocar chuvas na cidade chinesa, o Chanthu deve rumar para o norte, na região leste da China, e dirigir-se para a Coreia do Sul e o Japão.

A tempestade passou pela ilha de Luzon, nas Filipinas, na última semana, mas não foram registrados danos ou enchentes.

Tufões são chamados de furacões no Atlântico Norte, no Pacífico Norte central e no Pacífico Norte oriental, mas tratam-se do mesmo fenômeno climático.

O tufão In-fa tocou o solo no sul de Xangai no fim de julho, cancelando voos e levando à retirada de cerca de 330 mil moradores do distrito de Fengxian, na região sul da cidade.

Chuvas e enchentes torrenciais em julho causaram a morte de ao menos 292 pessoas em Zhengzhou, uma grande cidade da província central de Henan, incluindo algumas que ficaram presas nos túneis do metrô.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.