Banco Mundial

Banco Mundial: mudança climática pode deslocar 216 milhões de pessoas até 2050

A escala de migração pode ser reduzida em até 80%, a 44 milhões de pessoas até 2050, desde que ações imediatas e certeiras sejam tomadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa

Agência Estado
postado em 13/09/2021 13:54 / atualizado em 13/09/2021 13:54
 (crédito: Handout / MALAYSIAN MARITIME ENFORCEMENT AGENCY / AFP)
(crédito: Handout / MALAYSIAN MARITIME ENFORCEMENT AGENCY / AFP)

A mudança climática pode forçar 216 milhões de pessoas a migrar dentro de seus próprios países até 2050. O potencial cada vez mais potente da crise do clima sobre a migração foi apontado pelo relatório Groundswell, atualizado e publicado pelo Banco Mundial nesta segunda-feira, 13.

Em 2018, a previsão era de que 143 milhões de pessoas migrariam internamente no Sul Asiático, na América Latina e na África Subsaariana. Agora, a região do Pacífico, Leste e Centro da Ásia, o Norte da África e a Europa Central foram incorporados ao estudo.

A escala de migração pode ser reduzida em até 80%, a 44 milhões de pessoas até 2050, desde que ações imediatas e certeiras sejam tomadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, afirma o Banco Mundial. Apoio ao desenvolvimento "verde, inclusivo e resiliente" também é necessário.

Segundo a publicação, pontos críticos de migração podem surgir já em 2030 e aumentar ao longo de duas décadas.

Até 2050, no pior dos cenários, a África Subsaariana lidaria com 86 milhões de migrantes internos por causa do clima. O Leste e Pacífico Asiático, com 49 milhões; o Sul Asiático, com 40 milhões; o Norte da África, com 18 milhões; a América Latina, com 17 milhões; e a Europa Oriental e a Ásia Central, com 5 milhões.

A população mais pobre do mundo é a mais atingida pelas consequências da crise e as que menos contribuem para suas causas, relembra o vice-presidente de Desenvolvimento Sustentável do Banco Mundial, Juergen Voegele. "O relatório Groundswell é um lembrete gritante do aspecto humano da mudança climática", disse.

Ele ainda pontuou que, desde a versão anterior do estudo, o mundo foi impactado pela pandemia da covid-19 e reverteu um progresso de décadas na redução da pobreza. Além disso, a década mais quente já registrada acaba de ser vivenciada, com eventos de clima extremo ao redor do globo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.