ACIDENTE AÉREO

Grécia investiga acidente de avião em que morreu testemunha no julgamento de Netanyahu

A aviação civil grega apontou que o avião decolou em Haifa, Israel, em um voo privado e desapareceu do radar pouco antes de seu pouso, previsto no aeroporto de Samos

Agência France-Presse
postado em 14/09/2021 11:42 / atualizado em 14/09/2021 11:44
 (crédito: AHMAD GHARABLI / AFP)
(crédito: AHMAD GHARABLI / AFP)

A Grécia anunciou nesta terça-feira (14/9) que vai investigar o acidente de um avião privado na noite de segunda-feira perto de Samos, no qual morreu um israelense que deveria testemunhar no processo contra o ex-primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

"Um pescador local disse que houve uma forte explosão, seguida de outra menor", declarou à AFP Ioannis Kondylis, chefe do Escritório Nacional de Investigação sobre Catástrofes Aéreas e Segurança Aérea grega.

"Os restos vão mostrar se este foi o caso", acrescentou Kondylis, destacando que os escombros do avião estão neste momento a 33 metros debaixo d'água.

Um casal israelense morreu após a queda de seu avião leve, um Cessna C182, perto do aeroporto da ilha grega de Samos.

O ministério das Relações Exteriores de Israel identificou as vítimas como Haim e Esther Giron, um casal de 69 anos de Tel Aviv.

Haim Giron, ex-diretor adjunto do ministério da Comunicação israelense, deveria comparecer no julgamento contra Netanyahu, informou à AFP um porta-voz do escritório do Ministério Público de Israel.

O ex-líder é acusado de corrupção, fraude e abuso de confiança, e de ter concedido favores a magnatas da imprensa em troca de uma cobertura midiática favorável.

Netanyahu é acusado de ter "usado de forma ilegítima" o poder governamental para "pedir e obter vantagens injustificáveis de donos de veículos de comunicação em Israel para seu benefício pessoal", segundo a promotora citada em abril no julgamento.

Segundo o Ministério Público israelense, Haim Giron iria testemunhar sobre questões regulatórias.

A aviação civil grega apontou que o avião decolou em Haifa, Israel, em um voo privado e desapareceu do radar pouco antes de seu pouso, previsto no aeroporto de Samos.

Os dois corpos foram levados ao porto de Pitágoras na ilha de Samos, segundo a imprensa grega.

Uma equipe de especialistas viajará na quarta-feira para Samos para inspecionar os restos do avião, que se afundou a dois quilômetros do aeroporto, acrescentou Kondylis, que "espera" poder dar respostas sobre as causas do acidente em duas semanas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação