Sudão do Sul

Mais de 420.000 deslocados ou afetados pelas enchentes no Sudão do Sul

No ano passado, inundações recordes afetaram cerca de 700.000 pessoas sobre uma população total de 11 milhões em todo o país

Agência France-Presse
postado em 21/09/2021 12:09 / atualizado em 21/09/2021 12:09
 (crédito: ASHRAF SHAZLY / AFP)
(crédito: ASHRAF SHAZLY / AFP)

As fortes inundações registradas desde maio no Sudão do Sul deslocaram ou afetaram cerca de 426.000 pessoas, entre elas 185.000 crianças, com a água inundando suas casas e plantações, informou nesta terça-feira (21) a agência humanitária da ONU (OCHA).

As equipes de auxílio enviaram barcos e canoas para as populações afetadas, enquanto "são esperadas ainda mais chuvas intensas e inundações (...) para os próximos meses", acrescenta.

As chuvas "aumentaram a vulnerabilidade dessas comunidades, com muitos de seus habitantes deslocados pelas inundações e que buscam refúgio em igrejas e escolas", diz a OCHA.

No ano passado, inundações recordes afetaram cerca de 700.000 pessoas sobre uma população total de 11 milhões em todo o país. Entre os deslocados naquele momento, cerca de 100.000 ainda não puderam voltar para suas casas, afirma a OCHA. Neste ano, 113 escolas foram gravemente danificadas, o que afetou a educação de muitas crianças, acrescenta a agência.

Em agosto, a OCHA alertou que recebeu apenas 54% dos 1,7 bilhão de dólares (cerca de 1,4 bilhão de euros) necessários para financiar os programas de ajuda a esse país.

Esses cortes orçamentários também obrigaram o Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas a suspender sua ajuda alimentar a mais de 100.000 deslocados no Sudão do Sul, informou esta agência no início de setembro.

Quatro em cada cinco sul-sudaneses vivem na "pobreza absoluta", de acordo com dados do Banco Mundial (BM) que datam de 2018, enquanto 60% da população sofre de fome como consequência de conflitos, secas e inundações.

Desde sua independência do Sudão, em 2011, o país mais jovem do mundo foi muito prejudicado por uma crise econômica-política crônica, e luta para se recuperar das consequências da guerra civil, que provocou quase 400.000 mortes e quatro milhões de deslocados, entre 2013 e 2018.

Fruto de um acordo de paz de 2018, Salva Kiir e Riek Machar, rivais durante a guerra civil, participam de um governo de unidade nacional, o primeiro como presidente e o segundo como vice-presidente.

Este governo, no entanto, está sob a ameaça permanente de lutas pelo poder, que atrasam o cumprimento do acordo de paz e fomentam a violência endêmica e a crise econômica.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação