A justiça americana ordenou a prisão de um indivíduo que ameaçou assassinar o presidente da República Dominicana, Luis Abinader, que está em Nova York para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas, confirmou a Promotoria nesta terça-feira (21).
Enrique Figueroa, de 47 anos, começou a ameaçar o presidente dominicano nas redes sociais em agosto, atraindo a atenção da polícia de Nova York que está em alerta máximo devido à presença de dezenas de líderes de todo o mundo esta semana para a Assembleia Geral da ONU.
Segundo investigações do FBI, Figueroa ameaçou "realizar um ataque violento" contra o presidente dominicano e o teria seguido em Nova York, já que postou fotos de seu veículo.
Em um vídeo postado no Facebook, Figueroa, que afirma ter ajudado o presidente a vencer as eleições, ameaça ir à República Dominicana para falar com Abadiner e lembra-lhe o destino do presidente do Haiti, Jovenel Moise, que foi assassinado em sua casa em 7 de julho.
Este seguidor da organização americana de extrema-direita QAnon também publicou a foto de um rifle automático em suas redes sociais.
O magistrado James L. Cott, do distrito sul de Nova York, ordenou a prisão de Figueroa sem fiança depois que o promotor apontou que ele é um perigo público.
De acordo com um relatório do FBI, Figueroa tentou viajar para a República Dominicana em 11 de setembro, mas não conseguiu embarcar porque seu passaporte estava vencido.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.