Acordo nuclear

EUA não vê indicação de que Irã quer retomar acordo nuclear

Os Estados Unidos lamentaram que o Irã não tenha dado "nenhuma indicação" na Assembleia Geral das Nações Unidas que retornará as negociações sobre o acordo nuclear

Agence France-Presse
postado em 23/09/2021 15:32 / atualizado em 23/09/2021 15:32
 (crédito: Brendan Smialowski / AFP)
(crédito: Brendan Smialowski / AFP)

Os Estados Unidos lamentaram nesta quinta-feira (23) que o Irã não tenha dado "nenhuma indicação" na Assembleia Geral das Nações Unidas sobre a data em que retornará à mesa de negociações para salvar o acordo sobre seu programa nuclear.

"Por enquanto, certamente não há nenhuma indicação, nenhuma indicação positiva de que o Irã está disposto a voltar e tentar encerrar as questões pendentes", disse um alto funcionário americano.

Os países ocidentais tentam dar um impulso ao acordo esta semana, durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York.

O ex-presidente Donald Trump retirou os Estados Unidos do acordo em 2018 e restabeleceu as sanções que Washington havia levantado ao Irã como parte do pacto.

Como resultado, Teerã anunciou que deixaria de cumprir muitos de seus compromissos.

O sucessor de Trump, Joe Biden, indicou sua intenção de retornar ao acordo, mas desde sua posse, há vozes que expressaram seu desconforto com o impasse nas negociações.

"Não temos interação direta com os iranianos, então é difícil para nós avaliar os níveis de otimismo e pessimismo", disse a autoridade.

"Não ouvimos nada indiretamente sobre uma data, ou sobre as intenções do Irã de continuar o trabalho que foi iniciado em Viena", declarou.

"A janela de oportunidade está aberta, mas não permanecerá aberta para sempre", alertou.

O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, disse no início desta semana que a retomada das negociações não aconteceu por causa do Irã, que elegeu um novo presidente em junho.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação