ARTE

Estátua de menina "se afogando" chama a atenção em rio da Espanha

Obra hiperrealista do artista Ruben Orozco dá a impressão que uma garota está debaixo d’água. A estátua é um apelo às mudanças climáticas

Ronayre Nunes
postado em 29/09/2021 19:40 / atualizado em 29/09/2021 19:41
A peça tem 120 quilos e é feita de fibra de vidro -  (crédito: Reprodução/Instagram/@rubenorozcoloza)
A peça tem 120 quilos e é feita de fibra de vidro - (crédito: Reprodução/Instagram/@rubenorozcoloza)

Olhos encarando o céu, rosto pálido e água na altura do queixo — dependendo do fluxo fluvial, chegando na testa. Desde a última semana, o que parece uma garotinha se afogando vem chamando a atenção da cidade de Bilbao, no Centro-Oeste da Espanha. A figura, contudo, trata-se de uma obra hiperrealista do artista mexicano Ruben Orozco.

Chamada Bihar (do basco para “amanhã”), a obra é uma ação para a BBK Foundation, uma vertente do banco espanhol Kutxabank. A ideia é estimular um debate sobre a sustentabilidade e as mudanças climáticas.

A peça, que tem 120 quilos e é feita de fibra de vidro, foi levada para o Rio Nervión de barco durante a noite.

Pelas redes sociais, o artista contou que a obra é um “manifesto para lembrar que as decisões de hoje podem decidir as vidas dos jovens”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação