Crime

Homens armados matam três civis na Caxemira indiana

Dois homens, o proprietário de uma farmácia e um vendedor ambulante do estado de Bihar, foram mortos no espaço de uma hora em Srinagar, a principal cidade da Caxemira indiana

Agência France-Presse
postado em 05/10/2021 18:20
 (crédito: TAUSEEF MUSTAFA / AFP)
(crédito: TAUSEEF MUSTAFA / AFP)

Um grupo de atiradores suspeitos de pertencerem à insurgência anti-Índia matou nesta terça-feira (5) três civis em incidentes separados com um intervalo de 90 minutos entre um e outro, na Caxemira indiana, informou a polícia local.

Dois homens, o proprietário de uma farmácia e um vendedor ambulante do estado de Bihar, foram mortos no espaço de uma hora em Srinagar, a principal cidade da Caxemira indiana.

Meia hora depois, outro homem foi assassinado de forma similar na zona de Shahgund, ao norte da cidade, afirmou a polícia.

Forças governamentais isolaram os locais dos tiroteios e iniciaram uma caçada aos atiradores.

Até o momento, nenhum grupo reivindicou responsabilidade pelos ataques de hoje, que aconteceram apenas quatro dias depois que supostos militantes assassinaram dois moradores em tiroteios em plena rua em Srinagar.

A Frente de Resistência (TRF, na sigla em inglês), um grupo rebelde relativamente novo, assumiu a autoria desses assassinatos, afirmando que os dois alvos trabalhavam para as forças de segurança indianas, cujo enfrentamento aos insurgentes neste território situado no Himalaia já dura três décadas.

Desde agosto deste ano, ao menos 12 civis e policiais foram mortos por supostos rebeldes na Caxemira.

Os grupos insurgentes lutam contra os soldados indianos desde 1989, exigindo a independência da Caxemira, ou sua fusão com o Paquistão, que controla uma parte da região dividida e, assim como Índia, a reivindica em sua totalidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação