Japão

Terremoto de magnitude 6,1 abala cidade ao leste de Tóquio

Na semana passada, um terremoto de magnitude 6,1 foi sentido na costa noroeste do Japão, sem causar danos

Agência France-Presse
postado em 07/10/2021 13:13 / atualizado em 07/10/2021 13:13
 (crédito: STR / JIJI PRESS / AFP)
(crédito: STR / JIJI PRESS / AFP)

Um terremoto de magnitude 6,1 sacudiu a região de Tóquio nesta quinta-feira (7), às 22h41 locais (10h41 em Brasília), sem gerar risco de tsunami - anunciou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) avaliou sua magnitude em 5,9.

O tremor, que foi sentido em grande parte do leste do Japão, sacudiu alguns prédios e disparou alarmes nos telefones dos moradores para dar-lhes tempo de buscar segurança.

O epicentro do terremoto se situou a 80 quilômetros de profundidade no departamento de Chiba (ao leste da capital), relatou a agência, acrescentando que ainda não informações sobre danos.

Os trens locais e de alta velocidade (Shinkansen) foram suspensos por precaução.

A imprensa local não relatou nenhum dano importante até o momento.

Também havia controles nas usinas nucleares, sem qualquer anomalia observada.

"Por favor, tome medidas para proteger sua vida e fique de olho nas últimas informações" sobre o terremoto, tuitou o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, eleito pelo Parlamento na segunda-feira.

O Japão está no "Anel de Fogo" do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica que se estende pelo sudeste da Ásia e pela bacia do Pacífico até a América do Sul

Os rígidos padrões de construção japoneses permitem que os edifícios resistam a fortes abalos.

Na semana passada, um terremoto de magnitude 6,1 foi sentido na costa noroeste do Japão, sem causar danos.

O Japão continua a ser assombrado pelo terremoto e tsunami de 2011, que deixou mais de 18.500 mortos e causou o desastre nuclear de Fukushima.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação