Tremor

Terremoto de magnitude 6,1 abala região de Tóquio

O tremor, que foi sentido em grande parte do leste do Japão, sacudiu alguns prédios e disparou alarmes nos telefones dos moradores para dar-lhes tempo de buscar segurança

Agence France-Presse
postado em 07/10/2021 19:11
 (crédito: Philip FONG / AFP)
(crédito: Philip FONG / AFP)

Um terremoto de magnitude 6,1 sacudiu a região de Tóquio, no Japão, nesta quinta-feira (7/10). 20 pessoas ficaram feridas, mas não houve risco de tsunami, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA). O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) avaliou sua magnitude em 5,9.

O tremor, que foi sentido em grande parte do leste do Japão, sacudiu alguns prédios e disparou alarmes nos telefones dos moradores para dar-lhes tempo de buscar segurança. O epicentro do terremoto, que ocorreu às 22h41 locais (10h41 em Brasília), se situou a 80 quilômetros de profundidade no departamento de Chiba (ao leste da capital), relatou a agência, acrescentando que ainda não informações sobre danos.

Os trens locais e de alta velocidade (Shinkansen) foram suspensos por precaução. Policiais relataram que mais de 20 ficaram feridos, incluindo um homem que bateu com a cabeça quando um trem parou repentinamente por causa do terremoto. Também havia controles nas usinas nucleares, sem qualquer anomalia observada.

"Por favor, tome medidas para proteger sua vida e fique de olho nas últimas informações" sobre o terremoto, tuitou o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, eleito pelo Parlamento na segunda-feira. O Japão está no "Anel de Fogo" do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica que se estende pelo sudeste da Ásia e pela bacia do Pacífico até a América do Sul.

Os rígidos padrões de construção japoneses permitem que os edifícios resistam a fortes abalos. Na semana passada, um terremoto de magnitude 6,1 foi sentido na costa noroeste do Japão, sem causar danos. O Japão continua a ser assombrado pelo terremoto e tsunami de 2011, que deixou mais de 18.500 mortos e causou o desastre nuclear de Fukushima.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação