Congo

A vida de Ndakasi, gorila que viralizou com 'selfie' em pose humana

Ela faleceu nos braços de um dos guardas que a resgataram quando bebê, Andre Bauma, em um orfanato de gorilas em Virunga (o parque nacional mais antigo da África), na República Democrática do Congo.

BBC
BBC Geral
postado em 08/10/2021 10:23
Getty Images
 -
Getty Images -
Ndakasi, uma adorada gorila-das-montanhas que se tornou viral depois de posar para uma selfie com guardas florestais, morreu - após uma longa doença - aos 14 anos.

Ela faleceu nos braços de um dos guardas que a resgataram quando bebê, Andre Bauma, em um orfanato de gorilas em Virunga (o parque nacional mais antigo da África), na República Democrática do Congo.

Bauma resgatou Ndakasi quando ela tinha dois meses em 2007, depois que caçadores mataram seus pais. Ndakasi ainda estava agarrada à mãe morta quando foi encontrada.

Sem parentes, os guardas decidiram que não era seguro deixar Ndakasi voltar para a selva. Ela foi criada no orfanato, que Bauma gerencia.

Ndakasi alcançou fama global em 2019, quando ela e outra gorila-das-montanhas, Ndeze, posaram para uma selfie tirada por um guarda florestal.

Elas estavam tentando imitar os guardas que os criaram, disse um funcionário do parque.

Os guardas florestais e os gorilas se aproximaram. Em declarações à BBC em 2014, Bauma disse que amava Ndakasi como se ela fosse sua filha.

"Nós dividimos a mesma cama, eu brincava com ela, eu a alimentei... posso dizer que sou a mãe dela."

Andre Bauma e Ndakasi
Virunga National Park
Bauma disse que amava Ndakasi como se ela fosse sua filha

Os gorilas-das-montanhas vivem principalmente nas florestas dos parques nacionais de Uganda, Ruanda e Congo. Mas as mudanças climáticas, os caçadores e a invasão humana representam ameaças à sua sobrevivência.

O leste da República Democrática do Congo, onde Virunga está localizado, vive um conflito entre o governo e vários grupos armados. Alguns desses grupos armados estão baseados no parque, onde costumam caçar animais.

Ndakasi
Virunga National Park
Ndakasi e Ndeze - descritas como "parceiras no crime" (partner-in-crime, em inglês) pela equipe do orfanato - quando crianças
Ndakasi
Virunga National Park
A vida de Ndakasi, uma gorila-das-montanhas ameaçada de extinção, foi bem documentada

Na quinta-feira, Bauma disse que conhecer Ndakasi o "ajudou a entender a conexão entre humanos e grandes macacos e por que devemos fazer tudo ao nosso alcance para protegê-los".

"Eu a amava como uma criança", disse ele, acrescentando: "Sua personalidade alegre trazia um sorriso ao meu rosto cada vez que eu interagia com ela."

Todas as imagens estão sujeitas a direitos autorais.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC