Lavas do tamanho de prédios

Correio Braziliense
postado em 11/10/2021 00:13
 (crédito: Jorge Guerrero/AFP)
(crédito: Jorge Guerrero/AFP)

Há três semanas em erupção, o vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, segue dando sinais de força. Blocos de lavas expelidas ontem tinham o tamanho de edifícios de três andares, segundo o Instituto Geológico Nacional Espanhol (ING). Ao menos 20 tremores na região também foram registrados no domingo. Até ontem, o sistema de monitoramento calculava que as lavas se estenderam por mais de 497 hectares e destruíram 1.186 construções. Especialistas do ING avaliam ser impossível determinar uma data para o fim das atividades vulcânicas. “Não podemos dizer que esperamos que uma erupção que começou há 21 dias termine em breve”, declarou Julio Pérez, o ministro regional da Segurança das Ilhas Canárias. O tempo médio de duração do fenômeno é de 55 dias, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação