O príncipe William, duque de Cambridge e segundo na linha de sucessão ao trono britânico, disse em entrevista para a BBC que empreendedores bilionários deveriam se concentrar em achar soluções para salvar a Terra, em vez de se dedicar ao turismo espacial.
Na opinião dele, grandes mentes e cérebros deveriam estar "tentando consertar este planeta, e não tentando encontrar o próximo lugar para se viver".
- Jeff Bezos e Elon Musk: a corrida bilionária para salvar a humanidade com 'civilização galáctica'
- Por que estudo do sexo no espaço é fundamental para futuro da humanidade
Ele também alertou sobre o aumento da "ansiedade climática" entre as gerações mais jovens.
As declarações foram dadas em entrevista ao programa Newscast, da BBC, às vésperas da primeira cerimônia de premiação do Earthshot Prize — lançado pelo príncipe para recompensar aqueles que tentam salvar o planeta.
O nome do prêmio é uma referência ao termo "moonshot", usado pelos Estados Unidos para designar seu ambicioso projeto de levar a primeira pessoa à lua na década de 1960, quando John F. Kennedy era presidente.
Ao comentar sobre a atual corrida espacial e o ímpeto de promover o turismo espacial, William afirmou: "Precisamos de alguns dos maiores cérebros e mentes do mundo concentrados em tentar consertar este planeta, não em tentar encontrar o próximo lugar para se viver".
"Acho que, em última instância, foi isso que me convenceu dessa ideia — é realmente crucial focar neste [planeta], em vez de desistir e ir para o espaço experimentar e pensar em soluções para o futuro."
Na quarta-feira (13/10), o ator William Shatner — que interpretou o capitão Kirk da série Jornada nas Estrelas— se tornou a pessoa mais velha a viajar ao espaço, aos 90 anos.
Ele voou por 10 minutos a bordo da cápsula suborbital da empresa espacial Blue Origin, do bilionário fundador da Amazon, Jeff Bezos.
Os empreendedores Richard Branson e Elon Musk também estão construindo suas empresas espaciais.
O príncipe William disse ao jornalista Adam Fleming, do Newscast, que não tinha "absolutamente nenhum interesse" em voar no espaço, acrescentando que havia uma "questão fundamental" sobre o custo do carbono dos voos espaciais.
Ele alertou ainda que há "um aumento da ansiedade climática" entre os jovens, cujo "futuro está basicamente ameaçado o tempo todo".
"É muito perturbador e gera muita ansiedade", declarou.
Pai de três filhos, o príncipe desafiou os demais adultos a "se conectarem com sua criança interior para lembrar o quanto significava estar ao ar livre e o que estamos roubando dessas futuras gerações".
William também disse que seu pai, o príncipe Charles, enfrentou dificuldades ao alertar sobre a mudança climática: "Tem sido um caminho árduo para ele".
Ele lembrou que Charles, inspirado pelo pai, o falecido duque de Edimburgo, "falou sobre as mudanças climáticas muito antes, logo no início, antes que alguém pensasse que isso era um tema".
E acrescentou que "seria um desastre absoluto se [o príncipe] George estiver sentado aqui falando" sobre salvar o planeta daqui a 30 anos.
Os cinco vencedores do Earthshot Prize serão anunciados em uma cerimônia no final deste mês — cada um vai receber £ 1 milhão (cerca de R$ 7,5 milhões).
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.