Paris

Booking é condenada a pagar 1,2 milhão de euros por violação do código de turismo

Um tribunal de Paris decidiu que o Booking "ignorou" algumas disposições do código do turismo, ao não enviar várias informações às autoridades locais, como o número de dias que o alojamento turístico mobilado foi alugado

Agência France-Presse
postado em 18/10/2021 14:07
 (crédito: Martin BUREAU / AFP)
(crédito: Martin BUREAU / AFP)

A Justiça francesa condenou nesta segunda-feira (18) a empresa holandesa de reservas online Booking.com BV a pagar 1,2 milhões de euros (1,4 milhões de dólares) à cidade de Paris por violar o código de turismo.

Um tribunal da capital decidiu que o Booking "ignorou" algumas disposições do código do turismo, ao não enviar várias informações às autoridades locais, como o número de dias que o alojamento turístico mobilado foi alugado.

A Câmara Municipal de Paris, que pedia uma multa de mais de 150 milhões de euros, levou a empresa de reservas ao tribunal em janeiro de 2021 por não ter recebido os dados solicitados "nos prazos indicados".

“Booking.com BV prova (...) ter transmitido as informações solicitadas”, afirma a decisão do tribunal, que considera, no entanto, que a empresa “demorou” a comunicá-las.

O valor total da multa será pago às autoridades parisienses, "em aplicação do código de turismo", segundo a decisão.

Booking.com expressou sua "decepção" com a decisão, argumentando que trabalhou "em estreita colaboração com Paris desde então para garantir a qualidade e eficácia dos dados" e para respeitar suas "obrigações legais".

De acordo com o Escritório de Turismo e Congressos de Paris, antes da pandemia, mais de 36 milhões de pessoas visitaram a capital em 2019, graças às suas principais atrações, como a Torre Eiffel ou o Museu do Louvre.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação