Berlim

Museu alemão devolve, e compra de volta, quadro espoliado por nazistas

Intitulado "Une Place à la Roche-Guyon", o quadro estava em exposição desde 1961 na Alte Nationalgalerie, situada na ilha dos museus de Berlim

Agence France-Presse
postado em 18/10/2021 17:04
 (crédito: Christof STACHE / AFP)
(crédito: Christof STACHE / AFP)

Berlim, Alemanha | Um museu da cidade de Berlim, na Alemanha, restituiu aos herdeiros nesta segunda-feira (18), mas depois comprou de volta, um quadro do pintor impressionista francês Camille Pissaro, espoliado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Intitulado "Une Place à la Roche-Guyon", o quadro estava em exposição desde 1961 na Alte Nationalgalerie, situada na ilha dos museus de Berlim, e dedicada à arte alemã do século XIX, e também aos impressionistas franceses.

Para poder seguir com a obra em sua coleção, o museu indenizou a família do colecionador Armand Dorville, um advogado francês e grande entusiasta da arte, falecido em 1941, que era judeu e cujos herdeiros tiveram várias obras confiscadas pelo regime colaboracionista de Vichy, que as colocou em leilão.

Algumas obras foram compradas por museus, outras por colecionadores particulares. Quase toda a família Dorville morreu durante a guerra.

"Tenho muito a agradecer aos herdeiros de Armand Dorville por tornar possível a compra desta obra para a Alte Nationalgalerie, e por terem vindo à Berlim com este propósito em particular", destacou Hermann Parzinger, presidente da Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano (SPK, na sigla em alemão), que administra o museu berlinense.

O valor da transação não foi revelado, mas a família indicou que queria que a obra permanecesse em exibição para o público, e que o acordo teve como fundamento o espírito da "boa cooperação".

"Trata-se de reparação para uma família, o que lhe permite olhar com um pouco mais de serenidade para o passado", assinalou Antoine Delabre, genealogista da empresa ADD Associés e representante dos herdeiros de Dorville.

O museu tinha comprado a obra em 1961 de uma galeria de Londres, na Inglaterra, mas esclareceu que, "no período entre a venda em 1942 e a cessão, em 1961, não se sabia a procedência" exata do quadro.

Pintada em 1867, a tela com dimensões de 50 por 61 cm, comprada por Dorville em 1928, representa o centro da localidade de Roche-Guyon, no departamento de Val-d'Oise, na região parisiense.

Esta é a quarta devolução de uma obra aos herdeiros de Dorville por parte da Alemanha. Em janeiro de 2020, outros três quadros foram restituídos à família do colecionador francês, procedentes do enorme acervo acumulado por Cornelius Gurlitt, filho de um mercador de arte da época do Terceiro Reich.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação