Israel

Israel aprova construção de mais de 3.000 casas para colonos na Cisjordânia

O ministério israelense da Construção anunciou na segunda-feira licitações para outras 1.355 casas para colonos na Cisjordânia

Agência France-Presse
postado em 27/10/2021 11:43 / atualizado em 27/10/2021 11:43
 (crédito: AHMAD GHARABLI / AFP)
(crédito: AHMAD GHARABLI / AFP)

Israel aprovou nesta quarta-feira a construção de 3.144 casas para os colonos na Cisjordânia ocupada, anunciou o exército do Estado hebreu.

O comitê de planejamento da administração civil deu a aprovação definitiva a 1.800 residências e autorizou outras 1.344 construções, anunciou o porta-voz do organismo militar, responsável pelos casos civis nos Territórios Palestinos.

O anúncio foi feito um dia depois de uma declaração crítica da diplomacia dos Estados Unidos, que expressou "profunda preocupação" com a política israelense de construção das colônias.

Esta é uma das posições mais firmes dos Estados Unidos a respeito da colonização israelense nos Territórios Palestinos desde a chegada do presidente Joe Biden à Casa Branca no início do ano.

As autorizações afetam colônias de norte a sul da Cisjordânia.

O ministério israelense da Construção anunciou na segunda-feira licitações para outras 1.355 casas para colonos na Cisjordânia.

Quase 475.000 colonos residem na Cisjordânia, onde vivem 2,8 milhões de palestinos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação