Combatentes do Talibã mataram dois convidados de um casamento por tocarem música, informaram neste sábado (30) autoridades locais e testemunhas, num ato condenado pelo governo talibã.
Um dos parentes das vítimas relatou que milicianos talibãs abriram fogo durante um casamento organizado na cidade de Sorkhood (leste) porque os convidados estavam ouvindo música afegã, matando duas pessoas e ferindo outras duas.
Toda música laica foi proibida pelo Talibã durante seu regime anterior (1996-2001).
Embora o novo governo islâmico ainda não tenha legislado sobre o assunto, ainda considera que ouvir música não religiosa é contrário à sua visão da lei islâmica.
"Os jovens tocavam música em uma sala separada, três talibãs vieram e atiraram neles. Os dois feridos estão em estado grave", disse uma testemunha.
Qazi Mullah Adel, porta-voz da província de Nangarhar, confirmou o incidente sem dar mais detalhes.
Em Cabul, o porta-voz do governo, Zabihullah Mujahid, não confirmou a autenticidade do incidente, mas acrescentou que o Talibã se opõe a tais atos.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.