Encontro

Biden se reúne com presidente francês em Roma após disputa por submarinos

Os presidentes dos Estados Unidos e França, Joe Biden e Emmanuel Macron, se reuniram em Roma, na sede da embaixada da França

Os presidentes dos Estados Unidos e França, Joe Biden e Emmanuel Macron, se reuniram nesta sexta-feira (29) em Roma, na sede da embaixada da França na Santa Sé, para sua primeira reunião cara a cara após a grave disputa pelos submarinos.


"Temos que olhar para o futuro", disse Macron, ao receber o presidente Biden com sorriso e apertos de mãos na residência Villa Bonaparte.


O presidente francês elogiou para Biden as "decisões concretas" tomadas que "geram um processo de confiança" entre França e Estados Unidos.


Por sua vez, Biden reconheceu que os Estados Unidos foram "desajeitados" no caso do contrato de submarinos que provocou a indignação da França, parceiro que considera "extremamente valioso", disse.


O caso surgiu quando o presidente dos Estados Unidos anunciou uma nova aliança na região Indo-Pacífica com Austrália e Reino Unido, que prejudicou um megacontrato de submarinos entre Paris e Canberra. As autoridades francesas denunciaram uma "facada" e uma "quebra de confiança".


França e Estados Unidos querem virar a página da crise franco-americana sobre submarinos australianos que abalou inclusive as relações entre Estados Unidos e a União Europeia.

 

Saiba Mais