Meio ambiente

Rara "planta pênis" floresce pela primeira vez em mais de 20 anos na Holanda

A espécie Amorphophallus decus-silvae é conhecida por ter um curioso formato, além de um cheiro ruim

Victória Olímpio
postado em 01/11/2021 13:49
 (crédito: Hortus botanicus Leiden/Instagram/Reprodução)
(crédito: Hortus botanicus Leiden/Instagram/Reprodução)

Uma rara planta, conhecida como 'planta pênis', floresceu em um jardim holandês após mais de 20 anos. A Amorphophallus decus-silvae tem seis anos e foi cultivada pelo voluntário Rudmer Postma. Segundo o jardim botânico da Universidade de Leiden, na Holanda, essa é apenas a terceira vez que a espécie floresce na Europa desde 1997.

A equipe do jardim notou um botão de flor pela primeira vez em meados de setembro e em pouco mais de um mês ela cresceu de cerca de meio metro de altura para dois metros. Com um caule estreito, a planta tem um cheiro forte, definida em comunicado do jardim botânico como cheiro de 'carne podre', o que a faz atrair moscas.

"Primeiro, ela floresce feminina: a espádice (a parte branca em forma de falo da inflorescência) se aquece e emite um cheiro pungente de carne podre. Moscas e outros polinizadores adoram esse cheiro e migram para a planta. Então, a planta floresce mal: ela produz pólen, que cobre as moscas. Após a floração, as moscas, cobertas de pólen, partem para a próxima refeição", explica o comunicado.

Em 1993 e 1997, a mesma espécie, mas uma planta diferente, floresceu pela última vez no Hortus de Leiden. Segundo a equipe, poucos jardins botânicos têm Amorphophallus decus-silvae em sua coleção, tornando a floração da planta particularmente rara.

Origem

Os parentes próximos da planta incluem Amorphophallus gigas e Amorphophallus titanum, ou a planta cadáver, esta última sendo muito conhecida pelo próprio fedor durante o período de floração. A 'planta pênis' é nativa da Indonésia, local rico em florestas tropicais.

A planta é difícil de florescer porque precisa de condições específicas como um ambiente muito quente e bastante úmido. Mesmo assim, o voluntário da Hortus, Postma, conseguiu levar a planta até esse ponto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação