mudanças climáticas

Seca faz ressurgir uma cidade que estava submersa no Iraque

Pequim fechou estradas e parques infantis de escolas devido a uma nuvem densa de poluição no norte da China

Agência Estado
postado em 07/11/2021 06:00
 (crédito: Getty Images)
(crédito: Getty Images)

Vestígios do vilarejo de Guiri Qasrouka, no Curdistão iraquiano, que foi submerso pela água de uma barragem há 36 anos, reapareceram repentinamente devido à queda do nível da mesma, causada pela seca.

A barragem, localizada dois quilômetros ao norte da cidade de Dohuk, foi construída a partir de 1985 e obrigou os residentes de Guiri Qasruka a deixar a cidade. Desde então, esteve debaixo d'água, usada para irrigar as terras agrícolas da região.

Mas, "por conta da seca", o nível da água reduziu sete metros em setembro, em relação ao mesmo período do ano passado, fazendo reaparecer os restos da cidade, explica Farhad Taher, responsável pela barragem.

"Toda a água da barragem vem da chuva, que está muito escassa este ano", disse. "Três vezes no passado, em 1992, 1999 e 2009, os vestígios de Guiri Qasruka reapareceram quando o nível da água caiu drasticamente.

"Esse fenômeno certamente está relacionado às mudanças climáticas", acrescentou Taher.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.