Chile

"Julgamento político é histórico", diz ao Correio deputado que acusou Piñera

Piñera é investigado por ligações com a venda de uma mineradora, a Dominga, nas Ilhas Virgens, um paraíso fiscal

Rodrigo Craveiro
postado em 09/11/2021 09:23 / atualizado em 09/11/2021 09:23
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Autor da denúncia contra o presidente Sebastián Piñera, o deputado chileno Tomás Hirsch falou ao Correio, na manhã desta terça-feira (9/11), sobre a abertura do processo de julgamento para a destituição do líder direitista. Ao fim de 22 horas de debates, a Câmara aprovou o julgamento político de Piñera por 78 votos a favor, 67 contra e três abstenções. A oposição precisou contar com o voto de Jorge Eduardo Sabag, acusado de entrar ilegalmente no Congresso. O deputado apresenta sintomas da covid-19 e não teria apresentado um exame PCR.

"Essa votação foi algo absolutamente histórico. Pela primeira vez, um presidente chileno é acusado constitucionalmente pela Câmara de Deputados. Isso marca um rito. Também trata-se de algo muito simbólico. Envia um sinal ao Chile de rejeição profunda a manter no poder um presidente que privilegia os interesses pessoais por sobre os interesses da nação", explicou, por telefone, Tomás Hirsch.

Piñera é investigado por ligações com a venda de uma mineradora, a Dominga, nas Ilhas Virgens, um paraíso fiscal. O escândalo foi revelado pelos documentos chamados de Pandora Papers.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação