EUA

O 'horror' vivido por casal que processa clínica de fertilização após dar à luz filho de desconhecidos

Eles alegam que houve uma troca de embriões no processo de fertilização. Eles acabaram encontrando o outro casal que deu à luz sua filha biológica — e juntos todos decidiram trocar as crianças

BBC
BBC Geral
postado em 10/11/2021 11:55
 (crédito: Peiffer Wolf Carr Kane & Conway)
(crédito: Peiffer Wolf Carr Kane & Conway)

Daphna e Alexander Cardinale dizem que o que aconteceu com eles foi um "horror" que não pode ser esquecido.

O casal da Califórnia, nos EUA, recorreu a uma clínica de fertilidade para fazer um procedimento de fertilização in vitro (FIV). Mas quando a filha nasceu, em 2019, perceberam que ela não se parecia em nada com nenhum dos dois.

Eles decidiram então fazer um teste de DNA, e seus temores se confirmaram: eles não eram os pais do bebê.

Eles alegam que houve uma troca de embriões no processo de fertilização. Eles acabaram encontrando o outro casal que deu à luz sua filha biológica — e juntos todos decidiram trocar as crianças.

Agora, os Cardinale resolveram processar o Centro de Saúde Reprodutiva da Califórnia (CCRH, na sigla em inglês), assim como o In VitroTech Labs, um laboratório de embriologia, pelo suposto erro.

"O horror desta situação não pode ser subestimado", dizem eles na ação.

O procedimento

A fertilização in vitro é um procedimento no qual os óvulos de uma mulher são fecundados pelo esperma de um homem em laboratório.

O embrião é implantado então no útero da mulher.

Imagem de fertilização in vitro
SPL
O bebê foi concebido usando uma técnica experimental de fertilização in vitro

De acordo com o processo aberto pelo casal, eles buscaram ajuda na clínica de fertilidade no verão de 2018.

No ano seguinte, na sala de parto, Cardinale esperava "uma menina de pele clara", como sua primeira filha, mas ficou surpresa ao ver que a criança tinha "a pele muito mais escura".

"Foi tão chocante que o Alexander realmente deu vários passos para trás da mesa de parto, se apoiando contra a parede", diz o processo.

Eles acusam as clínicas de imperícia médica, negligência e ocultação fraudulenta.

Nenhuma das empresas respondeu aos pedidos de comentário da BBC.

Em entrevista coletiva na segunda-feira (08/11), Daphna disse que "o sofrimento e a confusão de sua família não podem ser subestimados".

"Nossas memórias do parto sempre estarão manchadas pela realidade doentia de que nossa filha biológica foi dada a outra pessoa, e o bebê que lutei para trazer a este mundo não era meu", afirmou.

Daphna considera que "roubaram" dela a possibilidade de dar à luz sua própria filha.

O encontro com seu bebê

Quase dois meses após o parto, os Cardinale fizeram um teste de DNA que determinou que eles não eram biologicamente relacionados ao bebê.

A mãe disse que quando soube do resultado se sentiu mal.

"A sala ficou pequena, senti tontura e tudo ficou dormente."

Imagem de fertilização in vitro
Science Photo Library
Os casais que buscam este procedimento geralmente gastam milhares de dólares em tratamento

O CCRH os ajudou a encontrar a mulher que recebeu o embrião de sua filha — ela havia dado à luz com uma semana de diferença.

A filha biológica dos Cardinale tinha cerca de 4 meses quando eles a conheceram.

Após várias reuniões, os casais concordaram em passar pelo processo legal de troca formal dos bebês, que aconteceu em janeiro de 2020.

"Em vez de amamentar minha própria filha, amamentei e criei vínculo com uma criança que mais tarde me vi obrigada a abrir mão", declarou Daphna na entrevista coletiva.

Ela explicou que o incidente foi mais difícil para a sua outra filha, de 7 anos, que teve dificuldade para entender a troca.

Daphna, que é terapeuta licenciada, e Alexander, cantor e compositor, procuraram tratamento psicológico para os "sintomas de ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático" que sofreram, de acordo com o processo.

O advogado que representa o casal, Adam B Wolf, afirmou que a outra família envolvida na confusão também planeja entrar com um processo, mas permanecerá anônima.

Em 2019, outra família da Califórnia descobriu que o filho biológico havia nascido em Nova York.

Eles processaram a mulher que deu à luz, que supostamente queria ficar com a criança. O juiz mais tarde decidiu a favor dos pais biológicos.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC