GLASGOW

Primeiro-ministro britânico diz que acordo da COP26 tem um pouco de decepção

"Minha alegria com o progresso está tingida de decepção", declarou Johnson neste domingo

Agence France-Presse
postado em 14/11/2021 16:48
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Londres, Reino Unido

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, se mostrou satisfeito com a aprovação, no sábado pela COP26, do "Pacto de Glasgow para o clima", que tem como objetivo acelerar o combate contra o aquecimento global, mas admitiu que a alegria está "tingida de decepção".

"Minha alegria com o progresso está tingida de decepção", declarou Johnson neste domingo, em referência "àqueles para os quais a mudança climática já é uma questão de vida ou morte".

"Exigiam para esta reunião de cúpula um alto nível de ambição. E embora muitos estivessem dispostos a fazê-lo, não era o caso de todos", completou.

"Podemos estimular, mas não podemos obrigar nações soberanas a fazer algo que não querem fazer. É decisão delas", completou

Apesar dos comentários, ele disse que está "imensamente orgulhoso" do acordo concluído.

"Glasgow marcou o início do fim para a energia procedente do carvão. É uma conquista fantástica e apenas uma das muitas da COP", disse Johnson.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação