Mundo

O gesto simples feito com uma mão que ajuda a salvar mulheres vítimas de violência

O sinal é conhecido como #SignalForHelp (Sinal por ajuda, em tradução livre para o português) e significa: "Preciso de ajuda, violência baseada em gênero"

BBC
BBC Geral
postado em 19/11/2021 11:00
 (crédito: BBC/Divulgação)
(crédito: BBC/Divulgação)

Um gesto tão simples como abrir a palma da mão e esconder o polegar sob os dedos pode salvar uma vida.

Foi exatamente o que fez na última sexta-feira uma mulher de meia-idade acompanhada de um homem em um centro médico de Barcelona, na Espanha.

Uma das enfermeiras percebeu o pedido de socorro e chamou a segurança. A polícia não demorou muito a chegar e a mulher acabou por fazer um boletim de ocorrência contra o companheiro.

Ela disse que sofreu ameaças contínuas e que os maus-tratos, às vezes físicos, já aconteciam há muito tempo. Diante disso, os agentes prenderam o suposto agressor.

É a primeira vez que esse sinal não verbal de ajuda leva a uma prisão na Espanha. Mas não se trata do único país em que o gesto se popularizou.

O sinal é conhecido como #SignalForHelp (Sinal por ajuda, em tradução livre para o português) e significa: "Preciso de ajuda, violência baseada em gênero".

Ele foi criado para a Canadian Women's Foundation, uma ONG de proteção a mulheres sediada no Canadá, por uma agência de publicidade de Toronto.

O objetivo era abordar o aumento dos casos de violência doméstica durante a pandemia, principalmente nos primeiros confinamentos, e seu uso desde então vem se popularizando.

Tik Tok
Getty Images
Gesto viralizou em plataformas como TikTok

Em 3 etapas

O gesto é feito em três etapas: a vítima levanta a mão com a palma voltada para fora, depois dobra o polegar e, por fim, fecha os outros dedos sobre ele, encapsulando-o para se referir a "sentir-se preso ou confinado".

A palma da mão deve apontar para a pessoa a quem se pede ajuda.

Segundo Andrea Gunraj, vice-presidente de Compromisso Público da Canadian Women's Foundation, a ideia era conceber "um gesto simples com uma das mãos que pudesse ser usado (inicialmente, em videochamadas) sem deixar rastros digitais, e que seria muito útil quando alguém estivesse preso em uma casa violenta", disse ela à emissora pública canadense CBC.

Para chegar ao sinal mais adequado, foram analisados diferentes movimentos, outros gestos de mão e linguagens de sinais internacionais, acrescentou Graham Lang, diretor de criação da agência de publicidade Juniper ParkTBWA, que trabalhou no desenvolvimento da campanha.

"Era fundamental que fosse único e diferente para não causar confusão entre línguas e culturas".

Um gesto internacional

O gesto vem se espalhando desde o lançamento da campanha, em abril de 2020.

Uma adolescente de 16 anos que foi dada como desaparecida por seus pais em 2 de novembro em Asheville, Carolina do Norte (Estados Unidos), o usou para alertar sobre o perigo que corria.

Uma pessoa que chamou a polícia observou que a jovem "parecia perturbada" e que o motorista era um homem mais velho. As autoridades prenderam o homem de 61 anos, acusado de ter sequestrado a adolescente.

"Foi um grande alívio saber que essa jovem foi capaz de fazer o gesto e que as pessoas entenderam o que estava acontecendo", disse Gunraj.

A notícia se espalhou rapidamente pela plataforma TikTok.

Captura de tela da jovem fazendo sinal com as mãos
TikTok
Sinal consiste em três etapas: abra a palma da mão, dobre o polegar e feche os demais dedos sobre ele

Vídeos mostrando o sinal de ajuda também foram amplamente divulgados no Reino Unido, especialmente após o assassinato da jovem Sarah Everard em março, o que gerou um debate sobre a segurança das mulheres nas ruas do país.

Segundo o site de notícias publicitárias AdAge, desde o lançamento da campanha, o sinal de socorro contra a violência foi compartilhado em mais de 40 países, e mais de 200 organizações internacionais o adotaram.

Gunraj disse que a entidade ouviu falar de pessoas que viram o gesto e conseguiram agir e garantir que a vítima recebia apoio.

A ideia é que o sinal continue a ser utilizado globalmente, por isso a Canadian Women's Foundation criou imagens e instruções em inglês, francês e espanhol, com o objetivo de que ele possa continuar a ser compartilhado em todo o mundo.


Sabia que a BBC News Brasil está também no Telegram? Inscreva-se no nosso canal

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC