Argentina

Sede de um dos principais jornais da Argentina é atacada

A sede do jornal Clarín foi atacada nesta segunda-feira em Buenos Aires

Correio Braziliense
postado em 23/11/2021 18:02
Câmeras de segurança filmam o momento do ataque a sede do jornal Clarín -  (crédito: Reprodução)
Câmeras de segurança filmam o momento do ataque a sede do jornal Clarín - (crédito: Reprodução)

A sede de um dos principais jornais da Argentina, o Clarín, foi atacada por um grupo de nove pessoas encapuzadas, que lançaram uma série de coquetéis molotov no prédio na segunda-feira (22). Felizmente, o atentado não deixou feridos.

O ataque foi filmado por câmeras de segurança, que capturaram o momento, por volta das 23h, quando o grupo chega a pé e lança sete coquetéis molotov contra o prédio. As bombas danificaram a fachada e provocaram incêndios na entrada do edifício. O corpo de bombeiros chegou poucos minutos depois, mas os focos de incêndio cessaram por conta própria.

O grupo Clarín em um comunicado condenou o ataque e chamou de “expressão violenta de intolerância”.

O presidente Alberto Fernandez disse nas redes sociais que repudia o ato e afirmou que “a violência altera a convivência democrática”.

Quem também se manifestou foi o ex-presidente argentino Mauricio Macri: “ O ataque é uma tentativa gravíssima de amedrontar um meio de comunicação e toda a imprensa. Um fato inaceitável que lembra as práticas violentas do passado. Eu repudio a agressão e me solidarizo” escreveu.

Aníbal Fernández, o atual ministro da Segurança, afirmou que confia "que os autores serão identificados e punidos." Outros ministros do governo também criticaram o atentado.

A Associação de Entidades Jornalísticas da Argentina disse que "condena energicamente o fato, que é uma expressão violenta de intolerância contra um grupo de meios de comunicação e configura um grave ataque à liberdade de expressão".

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação