Pena de morte

Egito condena 22 acusados de extremismo à morte

Além das condenações à morte, que não podem ser objetos de recursos porque todas as apelações legais foram esgotadas, o tribunal confirmou as penas, em alguns casos à prisão perpétua, contra 118 acusados

Agence France-Presse
postado em 25/11/2021 08:32
 (crédito: MOHAMMED ABED / AFP)
(crédito: MOHAMMED ABED / AFP)

A justiça egípcia condenou 22 acusados de extremismo à morte, incluindo um ex-oficial de polícia, por 54 ataques, entre eles o assassinato de uma autoridade do serviço de inteligência, informou uma fonte judicial à AFP.

Além das condenações à morte, que não podem ser objetos de recursos porque todas as apelações legais foram esgotadas, o tribunal confirmou as penas, em alguns casos à prisão perpétua, contra 118 acusados.

Todos os condenados foram acusados de relação com o líder extremista egípcio Hisham el Ashmawy, ex-oficial das Forças Especiais que pegou em armas contra as autoridades e foi executado em março de 2020.

Ashmawy, que abandonou o exército egípcio em 2012, foi durante muito tempo um dos homens mais procurados do país.

O tribunal militar que o condenou à morte o declarou culpado de comandar o grupo extremista Ansar beit al Maqdes na península do Sinai, leste do país, onde acontece uma insurreição que se intensificou desde a derrubada do presidente islamita Mohamed Mursi em 2013.

Após a queda de Mursi e sua substituição pelo ex-marechal Abdel Fattah al Sissi, eleito presidente em 2014, a repressão da oposição islamita ou liberal não para de crescer.

Os julgamentos por "terrorismo" aumentaram e centenas de penas de morte foram pronunciadas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação