Fugindo do Talibã

Afegã da famosa capa da National Geographic recebe refúgio na Itália

Sharbat Gula tinha apenas 12 anos quando estampou a famosa capa da revista e se tornou um simbolo da crise do país 30 anos atrás

Thays Martins
postado em 26/11/2021 11:00 / atualizado em 27/11/2021 08:54
 (crédito: REPRODUÇÃO/NATIONAL GEOGRAPHIC)
(crédito: REPRODUÇÃO/NATIONAL GEOGRAPHIC)

A afegã Sharbat Gula, que ficou conhecida mundialmente por estampar a capa da revista National Geographic, em 1985, conseguiu exílio na Itália após deixar o Afeganistão com a tomada do país pelo Talibã em agosto. A Itália é um dos países europeus que mais têm recebido refugiados afegãos fugindo do regime. 

Em um comunicado, emitido nesta quinta-feira (25/11), o governo italiano disse que a organização da retirada da afegã do país ocorreu depois que ela pediu exílio por meio de organizações sem fins lucrativos. Ainda segundo o comunicado, Gula está em Roma e o governo da Itália irá dar suporte para a integração dela no país.

A afegã de olhos verdes ficou conhecida depois de pousar para o fotógrafo Steve McCurry em um campo de refugiados em Pexauar, no Paquistão, quando ela tinha apenas 12 anos. Na época, Sharbat Gula deixou o Afeganistão devido aos conflitos que o país vivia com a ocupação soviética. Sharbat Gula ficou órfã com apenas seis anos e foi a pé para o Paquistão com seus irmãos e sua avó.

Steve McCurry, inclusive, que ajudou no resgate de Sharbat Gula. Pelas redes sociais, ele agradeceu, nesta sexta-feira, ao governo italiano pela ajuda. "Minha irmã Bonnie e eu temos o prazer de anunciar que, junto com a instituição de caridade britânico-americana Future Brilliance e sua fundadora, Sophia Swire, o apoio do governo italiano e a plataforma Metagood, NFT for Social Good, estivemos capaz de trazer o símbolo dos refugiados afegãos, Sharbat Gula, para a segurança. Agradecemos este gesto", disse.

A capa de 1984 se tornou uma das mais conhecidas da revista. A fotografia chegou a ser comparada com a Mona Lisa, quadro de Leonardo da Vinci. "Sharbat Gula adquiriu notoriedade mundial, a ponto de simbolizar as vicissitudes e conflitos da fase histórica pela qual o Afeganistão e seu povo estavam passando", destaca o comunicado da Itália.

Steve McCurry voltou a encontra-la em 2002, quando ela vivia em Nasir Bagh, no Paquistão. Sharbat Gula deixou o país e voltou para o Afeganistão em 2016 depois que o governo paquistanês a acusou de comprar uma identidade falsa para ficar no país. De volta ao país natal, ela ganhou uma casa do governo afegão e um salário de aproximadamente R$ 2.400 mensais. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação