Julgamento

Começa julgamento do ator Jussie Smollett, acusado de inventar agressão racista

Começou hoje o julgamento do ator americano Jussie Smollett, acusado de ter inventado uma agressão racista e homofóbica em 2019

Agence France-Presse
postado em 29/11/2021 17:21 / atualizado em 29/11/2021 17:21
Começa julgamento do ator Jussie Smollett, acusado de inventar agressão racista -  (crédito: NUCCIO DINUZZO)
Começa julgamento do ator Jussie Smollett, acusado de inventar agressão racista - (crédito: NUCCIO DINUZZO)

O julgamento do ator americano Jussie Smollett, acusado de ter inventado uma agressão racista e homofóbica em 2019, começou nesta segunda-feira (29) em Chicago, no norte dos Estados Unidos, com a seleção do júri.

O ator negro e abertamente homossexual, astro da série "Empire - Fama e Poder", se declarou inocente das alegações de que teria "planejado e participado" da agressão da qual afirma ter sido vítima. Smollett também é acusado de ter supostamente mentido no depoimento à polícia.

O caso pode chegar a uma conclusão nesta sexta-feira (3), ou no começo da próxima semana, afirmou o juiz James Linn no início da audiência.

Em janeiro de 2019, o ator alegou que foi atacado em uma rua de Chicago por dois apoiadores do então presidente Donald Trump, que teriam proferido insultos racistas e homofóbicos contra ele.

O caso provocou uma onda de indignação dos Estados Unidos, um país fortemente marcado pela discriminação racial e sexual.

Não obstante, uma investigação concluiu rapidamente que se tratou de uma encenação de Smollett, de 39 anos, que teria pago 3.500 dólares a dois irmãos nigerianos para fingir o ataque, com o objetivo de promover sua carreira e obter mais visibilidade na série.

O caso ficou ainda mais complicado em março de 2019, quando os promotores do condado de Cook em Illinois, que tem jurisdição sobre Chicago, retiraram todas as acusações contra o ator, em troca do pagamento de US$ 10.000 e da prestação de serviços comunitários.

Posteriormente, a Prefeitura de Chicago decidiu processar Smollett por danos e prejuízos para que ele reembolsasse os gastos da investigação policial, de cerca de 130.000 dólares. Já em fevereiro de 2020, o ator foi novamente acusado por seu suposto envolvimento na agressão.

Ainda não há informações se o ator, que foi expulso da série "Empire", testemunhará no caso, mas os irmãos nigerianos Olanbinjo e Abimbola Osundairo deverão se pronunciar em juízo.

A advogada dos irmãos, Gloria Schmidt Rodríguez, afirmou, em fevereiro de 2020, que seus clientes eram "honestos, abertos" e estavam "cheios de remorso por suas condutas nesse assunto".

"Eles disseram a verdade desde o primeiro dia, e continuarão fazendo o mesmo e vão cooperar", acrescentou Schmidt Rodríguez, ao assegurar que os dois não tinham recebido "nada" em troca.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação