Cannes

Policial é alvo de ataque com faca no sul da França

Embora a princípio essas fontes indicassem que "pistas de terrorismo" estavam sendo analisadas, o caso, que está sendo investigado pela Polícia Judiciária de Nice, não foi levado até agora à procuradoria nacional antiterrorista

Um policial foi atacado por um homem com uma faca diante de uma delegacia de Cannes, sul da França, nesta segunda-feira (8), mas saiu ileso, informaram o ministro do Interior e fontes da polícia.

"Felizmente, o policial que foi esfaqueado não foi ferido graças ao colete à prova de balas", escreveu no Twitter o ministro do Interior, Gerald Darmanin, que rapidamente viajou para esta cidade na Côte d'Azur.

Embora a princípio essas fontes indicassem que "pistas de terrorismo" estavam sendo analisadas, o caso, que está sendo investigado pela Polícia Judiciária de Nice, não foi levado até agora à procuradoria nacional antiterrorista.

Às 6H30 locais (2H30 de Brasília), o agressor abriu a porta da viatura e esfaqueou um agente no peito, antes de tentar atacar outro policial.

Neste momento, um agente abriu fogo e feriu gravemente o agressor, que teria mencionado o "profeta".

Segundo uma das fontes, o agressor é um cidadão argelino de 37 anos, sem passagens pela polícia e serviços de inteligência.

Desde maio de 2017, quando começou o mandato do atual presidente da França, o liberal Emmanuel Macron, foram registrados 17 ataques islamitas no país e outros 36 foram impedidos, três deles em 2021, segundo as autoridades.

Desde 2015, vários atentados mataram mais de 260 pessoas na França.

Saiba Mais