ARGENTINA

Macri é processado por suposta espionagem

Correio Braziliense
postado em 02/12/2021 00:01

O ex-presidente da Argentina Mauricio Macri (2015-2019) foi processado por supostamente espionar, quando era chefe de Estado, familiares dos 44 marinheiros mortos no naufrágio do submarino militar ARA San Juan em 2017, informou o juiz encarregado da investigação. Segundo a decisão de 174 páginas do juiz federal Martín Bava, Macro é acusado "pelo crime de realização de ações proibidas de inteligência como autor, em virtude de ter possibilitado a produção de tarefas ilegais de inteligência, gerando as condições para que fosse possível realizar, armazenar e usar dados sobre pessoas". O direitista poderá responder em liberdade. 

A Justiça proibiu Macri de sair do país. Além disso, Bava determinou a retenção de 100 milhões de pesos (cerca de R$ 5,3 milhões) do ex-presidente, de acordo com a resolução. Macri visitava o Chile, onde participava de um evento em Santiago e foi obrigado a retornar a Buenos Aires. Em declaração à imprensa chilena quando deixava o hotel, ele refutou o processo. "Já disse que é uma perseguição política, que termina nisto que todos nós já sabíamos."

O ex-presidente argentino pode recorrer da decisão do juiz de Dolores, que fica a cerca de 200km ao sul de Buenos Aires, na Câmara Federal de Mar del Plata. Ao ser convocado para depor em 3 de novembro, Macri defendeu sua inocência em um depoimento por escrito entregue ao juiz. Anteriormente, o ex-presidente tentou afastar o magistrado do caso, alegando o seu impedimento, mas teve o pedido rejeitado em duas instâncias. "Não espionei ninguém, nunca mandei espionar ninguém em meu governo. Nunca vi nenhum relatório de nenhum familiar do ARA San Juan ou de qualquer outro navio", disse o ex-presidente na carta apresentada à Justiça.

Escutas

A denúncia afirma que os familiares dos militares mortos no naufrágio do ARA San Juan foram alvos de escutas telefônicas e de outras interceptações por parte da Agência Federal de Inteligência (AFI) durante o ano em que buscavam saber o destino do navio e dos marinheiros. "O teor das informações coletadas, a intenção expressa e o caráter sistemático dos documentos analisados neste caso permitem-nos afirmar que esta produção ilegal de inteligência tinha um destinatário: Mauricio Macri", alertou o juiz.

"Com base nos relatórios que adiantavam para o réu (Macri) as alegações que os familiares dos 44  tripulantes viriam a fazer em uma reunião, até aqueles em que foram reveladas as manifestações do coletivo de familiares em Mar del Plata", em todos esses documentos "é possível ver a matriz ideológica e a causa motivacional que levou a AFI a produzir essa informação", acrescentou o magistrado.

O submarino ARA San Juan, de fabricação alemã e com 66m de comprimento, desapareceu em novembro de 2017 com 44 pessoas a bordo, quando patrulhava águas argentinas. A embarcação foi encontrada um ano depois, a 900m de profundidade. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags