Moradores de Java, uma das ilhas da Indonésia, fogem de uma vasta nuvem de cinzas devido à erupção de um vulcão ativo pela segunda vez em poucas meses.
Testemunhas disseram que uma forte chuva de cinzas vulcânicas do Monte Semeru chegou a bloquear o Sol em dois distritos locais.
- As perguntas sobre vulcões que a ciência ainda não sabe responder
- O que acontece depois da erupção de um vulcão
Até o momento, não houve registro de vítimas e a evacuação da população local está em andamento, dizem as autoridades.
Enquanto isso, um órgão de monitoramento de atividades vulcânicas emitiu um alerta às companhias aéreas sobre a nuvem de cinzas, que alcança até 15 mil metros de altura.
Thoriqul Haq, um funcionário local, disse à Agência Reuters que uma estrada e uma ponte próximas à cidade de Malang foram danificadas.
"A situação tem se modificado de forma urgente e rápida desde o início da erupção", disse.
O Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas (VAAC) em Darwin, na Austrália, disse que as cinzas parecem ter se desprendido do cume e estão indo na direção sudoeste.
O VAAC fornece consultoria para a indústria de aviação sobre a localização e o movimento de cinzas vulcânicas potencialmente perigosas.
Campbell Biggs, meteorologista do VAAC, explicou à BBC que a coluna de fumaça de 15 mil metros é mais alta do que a altitude de cruzeiro da maioria das aeronaves, o que exige mudança nas rotas dos voos que passam por ali.
As cinzas que se solidificam nas partes mais frias dos motores dos aviões podem interromper o fluxo de ar pela maquinaria, o que prejudicaria o funcionamento da aeronave.
Elas também afetam a visibilidade para os pilotos e pioram a qualidade do ar na cabine — o que torna as máscaras de oxigênio uma necessidade aos passageiros.
O Monte Semeru era um vulcão bastante ativo que regularmente expelia cinzas a uma altura de 4,3 mil metros. A erupção deste sábado teve, portanto, um "aumento de intensidade bastante significativo", disse Biggs.
A nuvem de cinzas deve se dissipar lentamente, complementou o especialista.
O Monte Semeru se eleva a 3,6 mil metros acima do nível do mar e já entrou em erupção entre o final de 2020 e o início de 2021, forçando milhares de residentes a buscar abrigo.
Ele está entre os quase 130 vulcões ativos da Indonésia.
O país está no "Círculo de Fogo" do Pacífico, onde as placas tectônicas se encontram, causando atividades vulcânicas e sísmicas com frequência.
Imagens ns redes sociais mostram residentes fugindo enquanto uma nuvem de cinzas gigante se erguia atrás deles.
16.50
BPBD Provinsi Jatim dan BPBD Lumajang telah menuju lokasi untuk melakukan assesment dan evakuasi warga di sekitar Gunung Semeru. Silahkan mention jika ada yang dilokasi@PRB_BNPB pic.twitter.com/DYj8qIW23u
— jogjaupdate.com (@JogjaUpdate) December 4, 2021
Info saat ini bahwa jembatan Gladak perak putus. Tolong menginfokan kepada masyarakat yang akan melewati lokasi ini untuk berhati-hati pic.twitter.com/Cgap7SZwBz
— PRB Indonesia BNPB (Disaster Risk Reduction) (@PRB_BNPB) December 4, 2021
Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.