Boicote

Líder da ONU irá à abertura dos Jogos de Inverno em Pequim apesar do boicote de vários países

O secretário-geral da ONU, António Guterres, participará da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Agence France-Presse
postado em 09/12/2021 17:53 / atualizado em 09/12/2021 17:54
 (crédito: Kenzo Tribouillard)
(crédito: Kenzo Tribouillard)

O secretário-geral da ONU, António Guterres, participará da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em fevereiro, apesar do boicote diplomático anunciado por vários países, informou o porta-voz do dirigente.

"O secretário-geral recebeu um convite do COI para participar da abertura dos Jogos de Inverno em Pequim e ele o aceitou", disse Stephane Dujarric durante sua entrevista coletiva diária.

Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália anunciaram um "boicote diplomático" aos Jogos, alegando violações dos direitos humanos por parte do governo chinês contra a minoria muçulmana dos uigures.

A medida implica apenas no não envio de delegados do governo e não impedirá os atletas de viajarem ao evento, que será realizado de 4 a 20 de fevereiro.

Apesar disso, Pequim ameaçou nesta quinta-feira aplicar retaliações.

Várias organizações de direitos humanos apoiaram esse boicote diplomático, e a diretora da Human Right Watch China, Sophie Richardson, chamou esta ação de "um passo crucial para desafiar os crimes do governo chinês contra os uigures e outras comunidades".

Ativistas dizem que entre um milhão e três milhões de pessoas - a maioria uigures - estão detidas em Xinjiang por uma política que busca assimilá-los à força na cultura dominante da China e proibir as práticas islâmicas, além de esterilizar mulheres.

A China rejeita as acusações e diz que lhes oferece treinamento vocacional para reduzir o risco de extremismo islâmico, após ataques atribuídos a militantes uigures.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação