Grande Caos

Incêndios e inundações afetam a Austrália

Alertas foram acionados e vários moradores foram obrigados a abandonar suas casas.

Agência France-Presse
postado em 10/12/2021 08:46 / atualizado em 10/12/2021 08:47
 (crédito: Sean BLOCKSIDGE / WESTERN AUSTRALIA DEPARTMENT OF FIRE AND EMERGENCY SERVICES / AFP)
(crédito: Sean BLOCKSIDGE / WESTERN AUSTRALIA DEPARTMENT OF FIRE AND EMERGENCY SERVICES / AFP)

Margaret River , Austrália- A Austrália foi afetada nesta sexta-feira (10) por incêndios florestais que afetam a costa oeste turística e por fortes chuvas na região leste.

Após várias semanas de temperaturas elevadas, incêndios foram registrados na região turística de Margaret River.

As autoridades não informaram nenhum ferido ou casa atingida, mas as chamas eram visíveis por vários quilômetros.

Alertas foram acionados e vários moradores foram obrigados a abandonar suas casas.

Enquanto na costa australiana do Oceano Índico as temperaturas chegaram a 40°C, do outro lado do país a chuva atingiu a costa do Pacífico.

"Um centro de baixa pressão se formou na costa sul de Nova Gales do Sul, o que provocou fortes chuvas e inundações", afirmou o Serviço de Meteorologia.

Várias regiões ao sul de Sydney, que sofreram há dois anos os incêndios mais graves da história do país, registraram 21 cm de chuva acumulada nas últimas 24 horas.

Novembro foi o mês com mais chuvas no país nos últimos 122 anos e um dos mais frios, devido ao fenômeno climático La Niña.

Os cientistas consideram que os episódios meteorológicos extremos foram agravados pela mudança climática provocada pela atividade humana.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação