Estados Unidos

Governo intensifica buscas por vítimas

Michel Medeiros Especial para o Correio
postado em 13/12/2021 00:01
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

A busca por sobreviventes das tempestades que devastaram o sudeste dos Estados Unidos na noite de sexta-feira (10) foi intensificada ontem. Embora ainda não exista um dado oficial, estima-se que, pelo menos, 94 pessoas tenham perdido a vida em virtude dos tornados que atingiram seis estados dos EUA. O Kentucky foi o mais afetado e, de acordo com as autoridades norte-americanas, o rastro de destruição é superior a 200 milhas (320 quilômetros).

Com pouco mais de 10 mil habitantes, Mayfield foi praticamente varrida do mapa, como afirmou o governador do Kentucky, Andy Beshear. "A devastação é incomparável com tudo o que já vi na minha vida e mal consigo encontrar palavras para descrevê-la", avaliou.

Na hora da tempestade, o teto de uma fábrica de velas desabou. Dos 110 funcionários que estavam no local, cerca de 40 foram resgatados, os demais ficaram presos sob a estrutura. Ontem, o governador anunciou que ao menos 80 pessoas morreram em Kentucky. Mas estima que o número total pode superar uma centena de pessoas.

No Illinois, as equipes de resgate intensificaram a operação em busca de sobreviventes após o desabamento de parte do galpão da Amazon. Até a noite deste domingo, foram confirmados seis óbitos no local.

No Arkansas, duas pessoas morreram e 20 ficaram feridas após o desabamento de um abrigo para idosos. No Tennessee, foram registradas quatro mortes e o estado do Missouri reportou duas vítimas fatais. Não há registros de óbitos no Mississippi. As mortes fora do Kentucky já somam 14 pessoas.

O presidente Joe Biden afirmou tratar-se de uma tragédia inimaginável e prometeu que "o governo federal fará tudo o que puder para ajudar". O chefe da Casa Branca classificou as tempestades como "uma das piores séries de tornados" do país.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comentou a tragédia e manifestou suas condolências a Joe Biden. Em telegrama enviado à Casa Branca, Putin afirmou que "a Rússia compartilha da dor daqueles que perderam seus entes queridos por conta deste desastre. Esperamos que as vítimas se recuperem e que as consequências deste desastre possam ser superadas rapidamente", informou o Kremlin.

O papa Francisco lamentou as mortes e, durante a cerimônia do Angelus de ontem, fez uma oração pelos afetados. "Rezo também pelas vítimas do tornado que atingiu o Kentucky e outras áreas dos Estados Unidos da América".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags