Tornados nos EUA

75% das casas de Mayfield, nos Estados Unidos, foram destruídas por tornados

A catástrofe deixou ao menos 88 mortos, 65 deles em Kentucky. Mais de 100 pessoas estão desaparecidas

Rodrigo Craveiro
postado em 14/12/2021 06:00
 (crédito: Brendan Smialowski/AFP)
(crédito: Brendan Smialowski/AFP)

Até a noite do último sábado, Mayfield era uma cidade de pouco mais de 9,8 mil moradores, situada no extremo sudoeste do estado de Kentucky. Quando a noite mais tenebrosa da história da região passou, a claridade do dia deu lugar a um cenário de guerra. Pelo menos 75% das casas de Mayfield foram transformadas em escombros pela histórica série de tornados.

A catástrofe deixou ao menos 88 mortos, 65 deles em Kentucky — as vítimas têm entre 5 meses e 86 anos. Mais de 100 pessoas estão desaparecidas. Em Mayfield, o maior número de mortos são funcionários de uma fábrica de velas que desabou. "Pode levar semanas até termos uma contagem final das mortes e dos níveis de destruição", desabafou Andy Beshear, governador de Kentucky. O presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou que visitará a região amanhã. No domingo, o democrata se referiu ao evento climático como "uma das piores séries de tornados" na história dos EUA.

De acordo com a rede de TV CNN, um dos tornados deslocou-se por 204km em Kentucky. "O tornado passou a cerca de 2,4km de minha casa, que não sofreu danos, mas ele destruiu um bocado da cidade. O corpo de uma criança foi encontrado pendurado em uma árvore. A devastação por aqui está além de qualquer palavra", desabafou ao Correio Joe (ele não quis o sobrenome revelado), 35 anos, um operador de empilhadeiras que se escondeu dentro de um armário com a mulher e os três filhos pequenos, por pelo menos duas horas, na noite de sábado.

"Nossa casa tremia, assobiava por causa do vento forte. Podíamos escutar o barulho de coisas se partindo. Tivemos muita sorte. Três colegas de trabalho perderam suas casas, e eles não têm seguro", relatou Joe. "A residência de uma mulher, que morava no centro da cidade, desmoronou e matou a filha dela, de 3 anos. Mayfield jamais será a mesma. É terrivelmente horrível", acrescentou. Ontem, cerca de 28.500 pessoas estavam sem acesso à eletricidade em Kentucky. Foi o caso de Joe, cuja residência ficou sem energia elétrica, sem aquecedor e sem água.

No domingo, a Casa Branca decretou Kentucky "área de catástrofe maior" — uma medida emergencial para destravar a liberação de recursos federais. Enquanto a reconstrução não começa, os moradores de Mayfield que foram menos afetados se mobilizam para ajudar os desabrigados e para buscas a sobreviventes sob os escombros. No Facebook, grupos foram criados para a arrecadação de donativos e o recrutamento de mão de obra. Ou, simplesmente, para devolver aos moradores algum tipo de conforto. "Meu marido achou isto enquanto ajudava lá fora, mais cedo. Por favor, deixem-nos saber se isso é de vocês ou de seus familiares", escreveu Amanda Leukhardt, sobre a foto de um casal sorridente com uma criança no colo.

Em outra mensagem, uma mulher abria uma campanha para custear o funeral do marido, com quem tinha duas filhas pequenas. "Em um piscar de olhos, perdi tudo: minha casa, meu carro, mas algo que dinheiro nenhum pode substituir — o amor da minha vida, meu marido e pai de minhas duas crianças", desabafou. Até a noite de ontem, ela tinha conseguido US$ 660 de US$ 5 mil solicitados.

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.