Haiti

Caminhão-tanque explode e 66 pessoas morrem no Haiti

A explosão matou, na hora, 59 pessoas. Outras 45 tiveram ferimentos extremamente graves, disse um morador em entrevista ao Correio

Rodrigo Craveiro
postado em 15/12/2021 06:00
 (crédito: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Cap-Haitien )
(crédito: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Cap-Haitien )

Os 274 mil moradores de Cap-Haitien (ou Cabo Haitiano) foram surpreendidos, por volta de 1h de ontem (3h em Brasília), por uma violenta explosão. Uma hora antes, um caminhão-tanque tombou ao evitar uma colisão com uma motocicleta. O jornalista haitiano Alexandre Badley Manocoeur mora a poucas quadras do local do acidente e contou ao Correio que, antes de fugirem da área, as pessoas relataram a conhecidos que a gasolina estava "disponível".

"Veio gente de diferentes áreas para coletar o combustível, depois do acidente. Algumas pessoas usavam martelos para tentar furar a carcaça do caminhão. A explosão matou, na hora, 59 pessoas. Outras 45 tiveram ferimentos extremamente graves. Os médicos anunciaram que algumas delas não resistirão às queimaduras", afirmou Manocoeur, por telefone. O motorista do caminhão-tanque chegou a alertar os populares para o risco representado pelo furto. Até o fechamento desta edição, o número de mortos chegava a 66. Segundo a agência de notícias France-Presse, quase 20 residências nas imediações sofreram danos.

Produto cobiçado

Manocoeur explicou que a gasolina é um produto caro no país e não pode ser encontrado em todos os postos de combustível. "As pessoas fizeram tudo o que podiam para pegar a maior quantidade possível de gasolina, com o recipiente que encontraram", lamentou. "O acidente foi visto como uma oportunidade para que haitianos ganhassem dinheiro com a gasolina."

O Hospital Justinien, para onde foram conduzidos os feridos, estava sobrecarregado. O governo do Haiti anunciou a instalação de hospitais de campanha. "As pessoas têm queimaduras em mais de 60% da superfície do corpo", disse o médico Calhil Turenne.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.