Casa Branca

Câmara dos EUA decide denunciar ex-chefe de gabinete de Trump por desacato

"Demos a Mark Meadows todas as oportunidades para cooperar. Ele se meteu nesta situação", disse em um comunicado o comitê da Câmara de Representantes que investiga os fatos

Agência France-Presse
postado em 15/12/2021 10:16
 (crédito:  MANDEL NGAN / AFP)
(crédito: MANDEL NGAN / AFP)

Washington, Estados Unidos-  A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos recomendou na terça-feira (14) se recomenda a apresentação de acusações penais por desacato contra Mark Meadows, ex-chefe de gabinete do ex-presidente Donald Trump, por se recusar a testemunhar perante o comitê que investiga o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio.

Após a decisão, os promotores federais terão que decidir se indiciarão ou não Meadows, que está perto de se tornar o primeiro chefe de gabinete da Casa Branca a ser processado após deixar o cargo desde H.R. Haldeman no escândalo Watergate há quase 50 anos.

"Demos a Mark Meadows todas as oportunidades para cooperar. Ele se meteu nesta situação", disse em um comunicado o comitê da Câmara de Representantes que investiga os fatos de 6 de janeiro.

O comitê investiga os esforços de Trump por reverter os resultados das eleições presidenciais de 2020, nas quais foi derrotado por Joe Biden, através de uma campanha que acabou com a invasão de seus seguidores ao Capitólio, e se Meadows e outros o ajudaram.

Meadows, que foi congressista por sete anos antes de ingressar na equipe de Trump em 2020, se recusa a cumprir uma intimação para comparecer perante o comitê da Câmara que investiga o ataque ao Capitólio, citando um "privilégio executivo" do ex-presidente Trump.

Essa defesa, que em teoria só se aplica a presidentes em exercício que buscam manter conversas delicadas com seus assessores em sigilo, já foi rejeitada por uma corte federal de apelações.

E o comitê, que votou na noite de segunda-feira para seguir adiante no caso de desacato, diz que está buscando respostas sobre mensagens de texto e outras comunicações que Meadows já reconheceu não serem privilegiadas.

Os investigadores afirmam que Meadows não pode invocar o direito de permanecer calado, já que este ex-congressista conservador publicou um livro de memórias na semana passada em que menciona eventos ocorridos em 6 de janeiro e conversas com Trump.

Ele também falou diversas vezes sobre o ataque em aparições no horário nobre na rede de televisão a cabo Fox News, ligada aos republicanos.

- "Suprema violação do dever" -


Durante a audiência de segunda-feira, Cheney leu mensagens enviadas freneticamente a Meadows durante o ataque por parte de âncoras da Fox News e também pelo filho do presidente, Donald Trump Jr.

Cada um deles implorou a Meadows, sem sucesso, para que Trump pedisse que seus apoiadores parassem com a violência.

"Precisamos de uma diretriz do Salão Oval. Ele tem que liderar agora. Isso foi longe demais e saiu do controle", disse Trump Jr. a Meadows.

As mensagens deixavam claro que, ao contrário do que afirmavam desde 6 de janeiro, integrantes do círculo íntimo do ex-presidente ficaram alarmados com a violência e sabiam que se tratava de um desastre político e uma catástrofe para o país.

"É decepcionante e infelizmente não é surpreendente que algumas das mesmas pessoas que estavam dispostas a advertir, condenar e expressar seu horror no privado pelo ocorrido em 6 de janeiro estivessem totalmente em silêncio (...) ou, pior ainda, divulgassem mentiras e teorias da conspiração", disse a jornalistas Jen Psaki, porta-voz de Biden.

Cheney descreveu os textos como uma evidência da "suprema violação do dever" de Trump durante seus 187 minutos de inação durante o ataque ao Capitólio.

Além disso, disse que o testemunho de Meadows deveria abordar "outra questão-chave" para o comitê: "se Donald Trump, por ato ou omissão, de forma corrupta tentou obstruir ou impedir o processo oficial do Congresso para contar os votos eleitorais".

Em um novo sinal de que o cerco se fecha sobre pessoas acusadas de participarem da invasão ao Capitólio, o procurador-geral democrata da cidade de Washington apresentou um processo civil, nesta terça-feira, contra dois grupos de extrema direita, os Proud Boyd e os Oath Keepers, pelo seu papel na violência.

No entanto, o caso de Meadows é um assunto federal e o nativo da Flórida de 62 anos pode enfrentar acusações criminais se a Câmara encaminhar ao Departamento da Justiça a recomendação de processá-lo e o departamento aceitar o caso.

O Departamento de Justiça acusou o ex-estrategista da Casa Branca Steve Bannon de desacato ao Congresso menos de um mês depois de a Câmara votar para encaminhar seu caso à justiça.

No entanto, a decisão de Meadows pode ser menos direta do que o caso de Bannon, que não trabalhava para a administração Trump na época da insurreição.

O advogado de Meadows, George Terwilliger, disse em um comunicado que a recusa de seu cliente em cooperar não significa falta de cooperação, mas uma tentativa de "honrar" as reivindicações de privilégio de Trump.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação