Arrastados pelas águas

Inundações deixam 11 mortos em Erbil, no Curdistão iraquiano

Um porta-voz da Defesa Civil de Erbil, Sarkawt Karach, disse que entre as pessoas mortas uma foi atingida por um raio, e as outras se afogaram em suas casas

Agência France-Presse
postado em 17/12/2021 13:10 / atualizado em 17/12/2021 13:31
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Erbil, Iraque- Onze pessoas morreram nesta sexta-feira (17) em inundações causadas por chuvas torrenciais nos subúrbios de Erbil, no Curdistão, no norte do Iraque.

"O balanço subiu para 11 mortos, após a descoberta de três corpos de pessoas desaparecidas, incluindo um cidadão filipino e um turco, arrastados pelas águas", afirmou Nabaz Abdelhamid, funcionário do governo local.

Mais cedo, o governador da província, Omid Khoshnaw, anunciou um balanço de oito mortos.

As inundações começaram às 4h00 e entre as vítimas estão mulheres e crianças", essencialmente em bairros populares situados ao leste da cidade de Erbil (capital da província homônima), afirmou o governador, mencionando "importantes danos materiais".

Quatro membros da equipe de Defesa Civil ficaram feridos, quando seu carro foi levado pela correnteza, acrescentou.

Um porta-voz da Defesa Civil de Erbil, Sarkawt Karach, disse à AFP que entre as pessoas mortas uma foi atingida por um raio, e as outras se afogaram em suas casas".

Ele informou ainda que "buscas por pessoas desaparecidas estão em curso", ressaltando que o número de mortos pode ser maior.

Nos arredores de Erbil, um repórter da AFP viu torrentes de água lamacenta correndo pelas estradas. Várias famílias tiveram que deixar suas casas.

Ao longo de algumas estradas, ônibus, caminhões e caminhões-tanque foram arrastados pela água.

O governador da província de Erbil pediu aos moradores que fiquem em casa, salvo em caso de necessidade. Segundo ele, novas chuvas estão previstas.

"As forças de segurança e a polícia estão em estado de alerta, assim como as equipes médicas e de Defesa civil e os municípios da região", explicou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação