Na última segunda-feira (20/12), o condado de Harris, no estado do Texas, Estados Unidos, anunciou a morte de um homem, que tinha por volta de 50 anos, pela variante Ômicron da covid-19. A morte seria a primeira do país decorrente da nova variante.
Segundo o comunicado da Secretaria de Saúde do estado, obtido pela CNN Internacional, o homem já tinha sido infectado com o vírus previamente, mas não era vacinado contra a doença. Além disso, ele já tinha problemas subjacentes de saúde. A informação também foi confirmada por Lina Hidalgo, juíza do estado, durante uma entrevista coletiva e também por meio de suas redes sociais.
Sad to report the first local fatality from the Omicron variant of COVID-19. A man in his 50’s from the eastern portion of Harris County who was not vaccinated. Please - get vaccinated and boosted.
— Lina Hidalgo (@LinaHidalgoTX) December 20, 2021
O comunicado ressalta ainda a importância da vacinação. "Recomendamos que todos os indivíduos com cinco anos ou mais sejam vacinados o mais rápido possível. Para estar protegido, os indivíduos devem ser totalmente vacinados e receberem uma injeção de reforço quando forem elegíveis. Ser vacinado oferece a melhor proteção contra o desenvolvimento de complicações ou mortes decorrentes da covid-19", finalizou o texto assinado por Barbie Robinson, diretora da Secretária de Saúde Pública do condado de Harris.
Nos Estados Unidos, segundo dados do Centros de Controles de Doenças e Prevenção (CDC) do país, desde o dia 12 de dezembro a variante Ômicron tem se tornado a predominante ao analisar os casos positivos para a covid-19. No dia 18, último registro disponível, o número de casos da nova variante representavam 73% do total e a variante Delta representava 26% dos casos.
A morte nos Estados Unidos ocorreu apenas uma semana depois da primeira morte pela variante em todo o mundo ter sido registrada no Reino Unido. A morte foi confirmada pelo primeiro-ministro Boris Johnson.
Saiba Mais
- Mundo Big Ben tocará na véspera do Ano Novo sem ter concluído sua restauração
- Mundo Por que trabalhadores americanos não conseguem tirar férias
- Mundo Como o peru, originário do México, tornou-se o prato típico de Natal no mundo todo
- Mundo A onda de ações na Justiça que tem derrotado governos e empresas por responsabilidade climática
- Mundo O que a eleição no Chile significa para a esquerda da América Latina
- Mundo 'Comendo com ratos': por que Nova York está sofrendo com invasão de roedores
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.